06/06/13 – Moradores do bairro Nossa Senhora das Graças, mais conhecido como Beco do Macedo, na zona Centro-Sul de Manaus, denunciaram, nesta quinta-feira (6), o que consideram abuso de autoridade da Coordenação do Programa de Segurança ‘Ronda no Bairro’.
Segundo eles, a instalação de uma unidade do programa no antigo campo do extinto estádio Parque Amazonense, sem uma consulta à comunidade, está trazendo transtornos para as famílias do local.
Apesar de apenas no barro, o campo do Parque Amazonense ainda é utilizado pelas famílias para uma série de atividades esportivas, principalmente pelos jovens do bairro.
Esta semana, sob o argumento de início das obras, foram retiradas as traves do campo e o acesso da comunidade para a para práticas de lazer foi impedido.
De acordo com os reclamantes, ao reclamarem, eles foram tratados grosseiramente até as árvores, que recebem os cuidados diários dos moradores, estão sob a ameaça de serem cortadas.
Nesta quarta-feira, eles fizeram uma caminhada pelas ruas do bairro, em protesto contra a decisão do governo e pediram um posicionamento da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Em vez da unidade do Ronda no Bairro, os moradores preferem a construção de um Centro de Convivência, que possa beneficiar tanto crianças, como jovens, adultos e idosos.
Eles argumentam que não há necessidade da construção da unidade do Ronda no Bairro no local, porque os índices de violência na área não são preocupantes e que são atendidos pelo 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), que funciona a cerca de 1 quilômetro do bairro.
Os reclamantes pretendem levar o problema ao conhecimento do governador Omar Aziz, após a volta dele de viagem ao Interior, com a esperança de reverter a situação.