Moradores de Parintins recebem jornada de cirurgias de lábio leporino, nesta semana

Cerca de 60 pacientes devem passar, a partir desta segunda-feira (14), pelas consultas de triagem que apontarão os casos possíveis de passar pela cirurgia reparadora de lábio leporino, que serão realizadas durante toda esta semana, no município de Parintins, Interior do Amazonas, por meio do Programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado.

Nesta edução, a ação, que tem a parceria da organização não governamental Smile Train, Igreja Presbiteriana de Manaus e Prefeitura do município, também contará com o apoio da organização não governamental Amazon Outreach e da Igreja Batista de Parintins.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Pedro Elias de Souza, todo o atendimento será realizado no Hospital Jofre Cohen, envolvendo o trabalho de 15 profissionais (entre cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, instrumentadores, fonoaudiólogo e psicólogo).

Esta é a quinta jornada de cirurgias reparadoras de lábio leporino realizada neste ano por meio da parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), a Smile Train e a Igreja Presbiteriana de Manaus. Estas ações, de acordo com o secretário Pedro Elias, já permitiram a realização, somente neste ano, de mais de 150 cirurgias reparadoras em pacientes com esta alteração congênita. “A parceria institucional tem sido importante para ampliar o alcance da ação. Normalmente, temos atendido pacientes do município que sedia a jornada de cirurgias e de cidades do entorno. As igrejas e ONGs, além de reforçarem as equipes profissionais, auxiliam com o transporte de pacientes entre suas localidades de origem e o município. Nesta ação de Parintins, por exemplo, teremos também pacientes de Nhamundá”, destacou Pedro Elias.
Coordenador, pela Susam, das jornadas de cirurgias de lábio leporino, o cirurgião bucomaxilo Joaquim Alves explica que, na jornada que começa nesta segunda-feira em Parintins haverá a participação de cinco enfermeiros voluntários da Amazon Outreach e de dois convidados da Associação Brasiliense de Apoio aos Fissurados. “Será uma jornada muito produtiva, teremos duas salas de cirurgias funcionando porque estamos com dois anestesistas, dois cirurgiões bucomaxilo e dois cirurgiões plásticos”, ressaltou Joaquim.
Além do atendimento médico, durante a jornada haverá também ações de treinamento em serviço. “Vamos aproveitar para capacitar instrumentadores e fonoaudiólogos locais e também estaremos realizando um curso rápido para enfermeiros, sobre o manejo de enfermagem com paciente fissurado”, conta Joaquim. Estes treinamentos são importantes para a continuidade do acompanhamento dos pacientes que passam por cirurgia durante a jornada de atendimento.
Neste ano, o Amazonas Saúde Itinerante já levou as jornadas de cirurgias reparadoras de lábio leporino a Eirunepé, Tefé (com duas jornadas) e Tabatinga. “Os próximos retornos estão previstos para Eirunepé e Tabatinga, onde ocorrerão novas cirurgias e faremos as consultas de acompanhamento de alguns pacientes já operados”, destacou o cirurgião da Susam.
_________________________________________

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *