Moradores da capital vão receber orientação sobre o descarte correto do lixo

26/06/13 – Moradores vão receber orientação sobre o acondicionamento e descarte de lixo, em pontos periféricos da cidade de Manaus.  O objetivo, segundo a Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) é sensibilizar a população e  evitar o aumento no número de lixeiras viciadas e o acumulo de lixo em locais proibidos.

Nessa terça feira (25), a equipe da Semulsp foi até a comunidade Sapolândia, localizada entre o Conjunto Dom Pedro e o Bairro da Alvorada, ambos na zona centro-oeste de Manaus.  A ação foi coordenada pela Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (Cedolp) que orientou a população local sobre como evitar o  aparecimento de lixeiras viciadas.

Além da comunidade Sapolândia, as equipes da Semulsp, levaram também a ação de orientação ao bairro Jorge Teixeira, na zona leste da cidade. A ação deve se estender em toda a capital e quem quiser solicitar a ação para bairros e comunidades pode ligar para o Disque-limpeza no 0800 092 6356.

Sensibilizadores da Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (Cedolp)

Toneladas de lixo e entulho

Segundo um levantamento realizado pela Semulsp, cerca de 960 toneladas de lixo e entulho são retiradas mensalmente dos igarapés, o que gera um custo de R$ 757 mil por mês.

No primeiro semestre deste ano, R$ 4,5 milhões foram utilizados com esse fim. De acordo com o diretor de limpeza da Semulsp, José Rebouças, a população – sem consciência ambiental – é o agente causador do impacto ambiental e do gasto.

Rebouças disse que a secretaria está empenhada, durante ano inteiro, em retirar lixo jogado nas águas e que não há variação na quantidade de resíduos sólidos descartados na água em período de cheia ou vazante. O serviço é feito por 60 funcionários da Semulsp que utilizam balsas equipadas com retroescavadeiras e colocam barreiras de contenção de lixo em igarapés. “Na vazante o lixo que já estava lá se acumula e é retirado manualmente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *