Ministro garante apoio para criação do Parque Municipal Tarumã, em Manaus

download (12)

A área que ficou conhecida como “Cidade das Luzes”, no Tarumã, zona Oeste, deverá ser, brevemente, um grande parque ecológico para manter a preservação ambiental. Ocupada por uma série de negócios escusos e pelo tráfico de drogas, que teria financiado a ocupação por centenas de famílias humildes, a “Cidade das Luzes” também abrigava dezenas de criminosos que tentavam lá estabelecer uma espécie de território do crime organizado, na capital do Amazonas.

reunião-com-ministro-foto-divulgação

Na noite dessa quarta-feira (8), o prefeito Arthur Virgílio Neto deu um importante passo para resgatar e transformar a área em um Parque Municipal. Em encontro com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, o prefeito apresentou ao ministro a necessidade de transformar o local em um Parque Ecológico.

250px-Tarumã

Acompanhado do vice-prefeito Marcos Rotta e do secretário municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Nelson Junior, o prefeito apresentou ao ministro os riscos ambientais que podem ocorrer, caso a área do Tarumã não seja resgatada e transformada em uma grande área de preservação.

Arthur-e-o-Ministro-do-Meio-Ambiente-foto-divulgação-Semcom-300x200

“Trouxe ao ministro Sarney Filho uma reivindicação que é muito importante para nós, que é de se fazer no Parque Tarumã, naquela área onde o tráfico de drogas quis estabelecer a chamada Cidade das Luzes, um grande parque. Temos que controlar essa questão do desmatamento e seremos muito enérgicos nisso”, afirmou o prefeito.

Arthur Neto também destacou que houve muita receptividade por parte do ministro para encontrar recursos para a elaboração do projeto. “O ministro Sarney Filho se propôs a nos ajudar a encontrar fontes de financiamento para tomarmos as primeiras inciativas em transformar aquela área em um verdadeiro parque ecológico. Não podemos deixar que aconteça essa poluição no Lago Tarumã, senão poluiremos também a Ponta Negra”, enfatizou.

VLE_4415

A ameaça ecológica à área de preservação do Tarumã sensibilizou o ministro Sarney Filho que entendeu a importância da criação do Parque Tarumã e o prefeito ressaltou que isso é o que a população manauara realmente quer para aquela área.

“Ficou claro que é uma região muito bonita que tem destinação turística. O que deixamos acertado é que o Ministério irá buscar fontes de financiamento para a implementação e o prefeito vai iniciar o processo legal para a criação de um parque municipal no qual teremos sim uma condição de ajudar a realizar esse projeto”, confirmou o ministro.Descrição: Descrição: Descrição: https://ci6.googleusercontent.com/proxy/RnNZfQn2o2xpggJQqefCOervMbPIci5mujDPJnvl43kv6Rtxjyh5gHN_JKVzeU-aaGz3pePFgxfoAAtZJZNx8mveVTc-11j98EfuAJVcumUenA=s0-d-e1-ft#https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade lembrou que um dos legados que o prefeito Arthur Neto realizou na cidade de Manaus foi a criação do Parque Municipal do Mindu, ainda na sua primeira gestão quando prefeito.

“O prefeito teve a coragem de enfrentar grileiros que queriam transformar aquela região do Parque 10 em uma invasão e hoje graças a ele é um santuário ecológico. A história se repete e temos certeza que com o apoio do Ministério do Meio Ambiente iremos criar o Parque do Tarumã e salvar aquela área”,  disse Antônio Nelson.

Também participaram da reunião o deputado estadual Bosco Saraiva e o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *