Ministro da Educação defende investimento em inovação para despertar o “potencial gigante” do Brasil

Na cerimônia de homologação da Faculdade Cesar Educação, vinculada ao Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), na capital pernambucana, o ministro da Educação, Mendonça Filho, destacou que o MEC valoriza a inovação e a educação de qualidade. Na última semana, a instituição recebeu autorização do MEC para oferecer os cursos de design e computação.

“O Brasil tem um potencial gigante, uma sociedade criativa, inteligente, que dará, com certeza, resposta à altura com relação ao ambiente da educação.”

Atualmente, o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), é referência no desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação (TIC). A unidade, além de promover práticas inovadoras no mercado, estimulando a indústria da região, oferece mestrado profissional de artefatos digitais. Com a Faculdade Cesar Educação, a área ganha nova perspectiva, com conhecimentos específicos para novos negócios. De acordo com o diretor Sérgio Cavalcanti, a proposta é oferecer uma grade programática baseada em conceitos como inovação e empreendedorismo.

“A gente quer que os alunos conversem entre si, que o aluno de designer converse com o aluno de ciências da computação, que o pessoal de ciências tenha experiência em entender problemas e focar em soluções, e que o pessoal de designer tenha experiência em saber o que é factível, fazer ou não, do ponto de vista da ciência da computação.”

Ainda segundo o diretor, serão abertas 100 vagas – sendo 50 para cada curso. A previsão é de que as aulas tenham início no primeiro semestre de 2018, podendo começar ainda em 2017. No período contrário às aulas específicas dos cursos de design e computação, a ideia é que os estudantes coloquem em prática o aprendizado, promovendo a discussão com foco no desenvolvimento de soluções criativas. A proposta, segundo o ministro Mendonça Filho, vai ao encontro das diretrizes do MEC, que valoriza o amplo acesso à educação e conhecimento. 

“A educação não pode ser partidária, ela não pode ser ideológica, ela tem que ser da sociedade como um todo. E é uma pauta que precisa ser muito bem liderada por cada um que tenha, eu diria, diretamente compromisso com a reversão de um quadro social ainda muito adverso dentro da realidade brasileira.”

 

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