Ministério da Saúde quer o apoio do Conass para fortalecer rede de hemocentros no país

09/01/13 – O Ministério da Saúde pediu, nesta quarta-feira (9), em Manaus, o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para fortalecer rede de hemocentros no país.

O pedido foi feito pelo coordenador Nacional de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez, durante reunião com o secretário estadual da Saúde do Amazonas e presidente do Conass, Wilson Alecrim.

Para o coordenador, o Conass tem um papel estratégico no sentido de ajudar a convencer os gestores estaduais da importância dos hemocentros, demonstrando que outros setores da saúde dependem e muito dessa área, e apresentando o que cada um deve fazer para obter os avanços necessários.

Ele ressaltou que os hemocentros formam a maior rede, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e grande parte dos serviços de saúde depende desses centros para poder realizar suas atividades. É o caso das unidades que realizam cirurgias e que precisam ter a reserva de bolsas de sangue para as situações de emergência.

Alecrim afirmou que o Conselho tem todo o interesse em colaborar, e apresentou como proposta a contratação de uma consultoria externa, que deverá fazer um levantamento da situação dos hemocentros em todo o país, elaborar um diagnóstico e trazer as alternativas viáveis para a resolução do problema. “Precisamos saber qual o diagnóstico, as prováveis soluções e, depois, iremos apresentar isso aos secretários de estado da saúde”, destacou.

Na reunião, que aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Genovez apresentou um panorama da situação dos hemocentros no país e também solicitou apoio do Conselho na busca de soluções para problemas pontuais que ocorrem em alguns estados da federação.

Dacordo com Genovez, em relação à rede de hemocentros, a posição do Amazonas é muito boa. Ele destacou o empenho da direção da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) na estruturação da oferta de um serviço de excelência.

(CS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *