Milhares de crianças recebem imunização contra o sarampo no Dia “D” de vacinação. Campanha disponibilizou mais de 500 postos de vacinação em Manaus.

 

Letícia, de apenas três anos, foi levado ao posto de vacinação pela avó, a aposentada, Tereza Pereira. O compromisso das duas, neste sábado, foi rápido, mas importante para a saúde da bebê.

“Eu ia só à tarde, com o tio dela, mas com o eu fui deixar o outro no curso, aí trouxe ela logo.”

– repórter – E vacina, foi rápida?

– Letícia – “É, ‘cabou!”

A campanha do dia “D” de vacinação contra o sarampo foi lançada oficialmente na Unidade Básica de Saúde Artur Virgilio, localizada na zona Norte de Manaus.

O Secretário municipal da Saúde, Marcelo Magaldi, disse que a meta foi de atingir mais de 200 mil crianças com idades entre seis meses e 5 anos.

“O IBGE estima que Manaus tenha aproximadamente 211 mil crianças nessa faixa etária e a gente espera vacinar mais de 95%   hoje, apenas neste sábado, no Dia D.”

A dona de casa, Tatiana Ferreira, trouxe a Julia, de três anos para tomar a vacina. A mãe falou que, agora, está mais tranqüila com a imunização da filha.

“É melhor pra saúde da criança, né? Então, melhor cuidar antes do que, depois, estar na filado hospital.”

A chefe da Divisão de Imunização da SEMSA, Isabel Hernandes, alertou os pais que perderam a vacinação para que levem os filhos aos postos de saúde. Ela lembra que o sarampo é altamente contagioso.

“A transmissão do sarampo se dá como uma gripe, por isso, é muito importante que a gente evite, neste momento, locais de grande aglomeração com as crianças, ambientes muito fechados e, não apenas a vacinação, mas também ficar atento: aos primeiros sintomas, procurar a unidade de saúde mais próxima, pra que a gente já possa intervir e fazer todas as medidas de controle do sarampo no nosso município.”

Um recente levantamento feito pela Secretaria Municipal da Saúde informou que crianças de até cinco anos de idade concentram 71% dos casos notificados de sarampo em Manaus com 183 casos notificados.

Segundo a chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, a grande maioria dos postos, como as Unidades de Saúde, estará funcionando até às 17h, mas alguns, como aqueles que serão instalados em shoppings de Manaus, terão horário diferenciado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *