Microempreendedores das galerias populares obtém certificação para atendimento nas Olimpíadas

Cento e dez novos microempreendedores das galerias populares do Centro da cidade agora já estão capacitados em atender o turista estrangeiro que vir aos Jogos Olímpicos em Manaus. Na noite da última quarta-feira, 15, a prefeitura certificou, em solenidade no Les Artistes Café Teatro, os trabalhadores que concluíram cursos de informática básica, empreendedorismo e de inglês e espanhol.

A ação, coordenada pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), em parceria com a Subsecretaria Municipal do Centro Histórico (Subsemch), faz parte do projeto “Viva Centro Galerias Populares”. De acordo com o prefeito Arthur Virgílio Neto, trata-se do resultado de um processo que visa garantir cidadania dos antigos camelôs, hoje microempreendedores.

prefeituraok

“É gratificante para minha alma ver que eles (camelôs) saíram da rua, onde pegavam sol e chuva, para um local melhor, tornando-se pequenos empresários. Manaus também agradece por terem entendido que não era mais possível permanecer nas calçadas do Centro”, disse o prefeito.

A diretora-geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, endossou as palavras do chefe do Executivo Municipal, afirmando que a certificação dos 110 microempreendedores começou como parte de uma grande ação, ainda em 2013. “Todos nós lembramos do dia em que começamos a retirar os ex-camelôs das ruas. Mas não apenas isso. Fizemos um intenso trabalho de capacitação, aperfeiçoamento e profissionalização da categoria”, afirmou.

Os cursos de informática básica foram ministrados pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e as aulas incluíram conhecimentos em Windows, Word, Powerpoint, Excel e Internet. Além disso, os trabalhadores aprenderam noções de atendimento ao cliente e higiene pessoal, gestão de negócios, empreendedorismo e marketing.

Já as aulas de inglês e espanhol, voltadas às Olimpíadas, aconteceram durante mais de dois meses e contou com a participação de 45 dos 110 microempreendedores certificados na solenidade de quarta-feira. Além do prefeito Arthur e da diretora-geral da Espi, participam da solenidade o secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Luiz Alberto de Aguiar Albuquerque, o subsecretário Municipal do Centro Histórico, Rafael Assayag, e a diretora presidente do Cetam, Joésia Moreira Julião Pacheco.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *