Melancia: nove benefícios comprovados cientificamente

melancia é o fruto que cresce na planta pertencente à espécie Citrullus lanatus, originária da África, sendo cultivada há mais de 5 mil anos.

Sendo uma fruta que nasce principalmente nos meses de novembro, dezembro e janeiro, ela é a queridinha do verão. Mas os benefícios da melancia não são apenas sabor e hidratação. Com apenas 46 calorias por xícara, a melancia é rica em vitamina C, vitamina A, licopeno, entre outros compostos que proporcionam benefícios como prevenção de câncer, estresse oxidativo, inflamação, entre outros. Confira:

Benefícios da melancia

melancia
Imagem editada e redimensionada de Caju Gomes, está disponível no Unsplash

1. Hidrata

Além de tomar bastante água, consumir alimentos ricos em água é uma ótima forma de manter o corpo hidratado. Cerca de 92% da melancia é composta por água. Se você não gosta muito de beber água, um suco de melancia, ou a própria melancia em pedaço são ótimas alternativas para manter a hidratação e usufruir do sabor dos açúcares naturais da fruta.

2. É rica em nutrientes

melancia é uma das frutas com menor quantidade de calorias – apenas 46 calorias por xícara (154 gramas).

Uma xícara (154 gramas) de melancia possui:
  • Vitamina C: 21% da Ingestão Diária Recomendada (IDR);
  • Vitamina A: 18% da IDR;
  • Potássio: 5% da IDR;
  • Magnésio: 4% da IDR;
  • Vitaminas B1, B5 e B6: 3% da IDR.
melancia também é rica em:

Vitamina C

A vitamina C é um antioxidante que ajuda a prevenir danos celulares causados ​​pelos radicais livres.

Os carotenóides são uma classe de compostos vegetais que inclui o alfa-caroteno e o beta-caroteno, que o seu corpo converte em vitamina A.

Licopeno

O licopeno é um tipo de carotenóide que Se transforma em vitamina A. Este potente antioxidante dá uma cor vermelha aos alimentos vegetais, como tomates e melancia, e está ligado a muitos benefícios para a saúde.

Cucurbitacina E

A cucurbitacina E é um composto vegetal com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

3. Ajuda a prevenir o câncer

Pesquisadores que estudaram o licopeno e outros compostos vegetais presentes na melancia descobriram que há uma correlação entre o consumo de licopeno e o menor risco de câncer do sistema digestivo.

Além disso, a cucurbitacina E, outro composto presente na melancia, também demonstrou ser capaz de diminuir o risco de tumores (confira aqui estudos a respeito: 12).

4. Pode melhorar a saúde do coração

As doenças de origem cardiológica são a principal causa de morte no mundo.

Outros estudos realizados em mulheres obesas, pós-menopáusicas e homens finlandeses, mostraram que o licopeno também ajuda a reduzir a rigidez e a espessura das paredes das artérias, reduzindo o risco de doença cardíaca (confira aqui os estudos: 34).

melancia também contém citrulina, um aminoácido que pode aumentar os níveis de óxido nítrico no organismo, o que ajuda os vasos sanguíneos a se expandirem, e consequentemente, reduzir a pressão arterial.

5. Pode diminuir a inflamação e o estresse oxidativo

A inflamação é uma das principais causas de muitas doenças crônicas. Por ser rica em antioxidantes anti-inflamatórios (licopeno e vitamina C), a melancia pode ajudar a diminuir a inflamação e o dano oxidativo.

Em um estudo de 2015, ratos de laboratório que foram alimentados com melancia em pó para complementar uma dieta pouco saudável desenvolveram níveis mais baixos de inflamação e estresse oxidativo do que os ratos que não foram alimentados com melancia.
Por diminuir o estresse oxidativo, o licopeno, presente na melancia, pode ajudar a retardar o início da progressão da doença de Alzheimer (confira aqui estudo a respeito: 5).

6. Ajuda a prevenir a degeneração macular

melancia
Imagem editada e redimensionada de 煜翔 肖, está disponível no Unsplash

De acordo com estudo, o licopeno encontrado na melancia ainda ajuda a prevenir a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), um problema ocular comum que pode causar cegueira em idosos.

7. Ajuda a aliviar a dor muscular

Um aminoácido conhecido por ajudar a reduzir a dor muscular, a citrulina, além de estar disponível em suplementos, está presente na melancia. Mas a vantagem da fruta é que além de possuir citrulina naturalmente, o suco de melancia parece aumentar a absorção da substância.

Em um estudo, atletas que tomaram suco de melancia puro e suco de melancia misturado com citrulina apresentaram menos dor muscular e recuperação mais rápida, em comparação com atletas que tomaram outra bebida de citrulina.

Os pesquisadores também realizaram um experimento em tubo de ensaio, investigando a absorção da citrulina. Os resultados mostraram que a absorção é mais efetiva quando consumida com suco de melancia.

8. Faz bem para pele e cabelo

A vitamina A e a vitamina C, presentes em quantidades significativas na melancia, são importantes para a saúde da pele e do cabelo.

A vitamina C ajuda o organismo a produzir colágeno, uma proteína que mantém a flexibilidade da pele, ajudando a evitar o envelhecimento precoce.

A vitamina A ajuda a criar e a reparar as células da pele, evitando descamações. O licopeno e o beta-caroteno, também presentes na melancia, ajudam a proteger a pele de queimaduras solares (confira aqui estudo a respeito: 6).

9. Pode melhorar a digestão

melancia contém muita água e uma pequena quantidade de fibra – ambas são importantes para uma digestão saudável.

A fibra fornece volume para as formação do bolo fecal e a água ajuda a manter a fluidez da movimentação no trato digestivo.


Fonte: Healthline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *