MEC vai construir e manter 30 escolas de Tempo Integral no AM, afirma secretário Rossieli Soares

1c7fd3ce281a962ac8bd02d2d3e05e69

O Ministério da Educação (MEC) vai construir mais 30 escolas de Tempo Integral no Amazonas, em 2027. A boa notícia foi dada nesta quinta-feira (22), em Manaus, pelo secretário Nacional de Educação Básica e ex-secretário da Educação do Amazonas, Rossieli Soares.

Em entrevista ao “Manhã de Notícias”, da Rede Tiradentes, entre outros assuntos, o secretário revelou que, recentemente, o ministério aprovou mais 17 escolas – 9 para Manaus e o restante para o Interior. Melhor ainda: as unidades serão mantidas pelo próprio governo federal por 10 anos.

Esta semana, o secretário foi a São Gabriel da Cachoeira, acompanhar o ministro da Educação, Mendonça Filho, que participou do encerramento da etapa regional da Conferência Nacional de Educação Indígena no Alto Rio Negro.

Segundo Rossieli, o ministro foi ouvir as lideranças indígenas, que reivindicam financiamento especial para a educação indígena na região. Conforme o secretário, nos próximos meses, o MEC vai apresentar um plano diferenciado para a educação indígena, observando as peculiaridades da Região, onde o custo do ensino é um dos mais caros do país. Segundo o secretário, 1/3 de todas as escolas indígenas estão no Amazonas.

O secretário voltou a defender a política de mídia criada pelo ex-secretário Gedeão Amorim e implementada pelo governo do Estado, e assinalou que, se não fosse a política de mídia do Amazonas, cerca de 50 mil alunos ainda não teriam acesso à educação. Segundo Rossieli, o MEC já está fazendo estudos para que, a partir do ano que vem, a política de mídia possa ser ampliada e se tornar nacional.

O secretário também comentou sobre os 450 projetos de lei que tramitam nas casas legislativas, criando novas disciplinas. “Não cabe! E a gente nem trabalha mais com o conceito de disciplina”, afirmou. “Educação deve ter essa característica de permear todas as áreas.”, defendeu.

Rossieli reafirmou o apoio do Governo Federal à Educação no Estado do Amazonas e exortou os governantes a apoiar a educação.

Finalizando, Rossieli explicou que o secretário nacional de Educação Básica, cargo que ocupa atualmente no MEC, cuida desde a Educação Infantil até o Ensino Médio regular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *