Maternidades da rede pública do Amazonas já oferecem Teste do Coraçãozinho a bebês recém nascidos

11/06/13 – As maternidades da rede pública estadual de saúde já oferecem, desde esta terça-feira (11), o Teste do Coraçãozinho.  O serviço, disponível em todas as maternidades públicas, foi implantado oficialmente, pelo Governo do Amazonas, em solenidade que aconteceu pela manhã, no auditório do Instituto da Mulher Dona Lindu, na zona Centro-Sul de Manaus.

O Teste do Coraçãozinho – também conhecido como oximetria de pulso – é um exame que deve ser realizado nos primeiros dias de vida do recém-nascido, antes da alta da maternidade. É muito importante, porque ajuda a detectar, precocemente, problemas congênitos graves do coração, permitindo que o bebê passe a receber o imediato acompanhamento com cardiologista, antes mesmo de aparecerem os sintomas da doença.

O anúncio do novo serviço, contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim; da primeira dama e presidente do Fundo de Promoção Social do Estado, Nejmi Aziz; e do deputado estadual Marcelo Ramos (PSB), autor do projeto que resultou na Lei 145/2013, aprovada no mês passado, e que instituiu a oferta do exame em todas as maternidades do Amazonas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *