Marinha apreende em Manaus embarcação que transportava carga de explosivos. Comandante fugiu durante a fiscalização.

A embarcação “Lindo Amanhecer III”, de transporte de passageiros e cargas, foi apreendida pela Marinha do Brasil nessa sexta-feira (10/1), no Porto do Demétrio, em Manaus, por uma equipe de Inspeção Naval da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), com uma carga explosiva no convés, entre outras irregularidades.

De acordo com a Capitania, além dos explosivos, a embarcação também navegava com tripulação não habilitada, sem documentação, coletes salva-vidas em péssimo estado de conservação; identificação visual em desacordo com o certificado junto à CFAOC e passageiros no meio das cargas.

Segundo a CFAOC, a ação, o comandante evadiu-se do local, abandonando a embarcação e sem assinar a devida notificação, o auto de apreensão e o documento de fiel depositário.

Ainda segundo a Capitania, no dia seguinte, sexta-feira (11), a embarcação foi localizada e rebocada até o flutuante do Comando do 9º Distrito Naval, onde, durante uma inspeção, foram identificadas outras irregularidades como serviço de solda com passageiros a bordo, sem autorização para realização do trabalho e passageiros pernoitando, aguardando para seguirem viagem. Adotando as medidas previstas na legislação marítima, a Marinha determinou o desembarque dos passageiros em local seguro.

O CFAOC informou que irá instaurar um inquérito para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do ocorrido e o condutor poderá ter sua habilitação suspensa ou cancelada, além de pagar multas.

A medida visa resguardar, principalmente, a vida dos passageiros e da tripulação conforme previsto na legislação que dispõe sobre a segurança do tráfego aquaviário (LESTA), especialmente, quanto à Salvaguarda da Vida Humana.

A Marinha do Brasil ressalta que uma navegação segura nos rios da região amazônica também depende dos proprietários e condutores das embarcações, que precisam seguir as Normas da Autoridade Marítima. Alerta, ainda, aos passageiros, que escolham  embarcações registradas na Capitania para suas viagens e denunciem os casos de irregularidades pelos telefones (92) 99302-5040, que também funciona como WhatsApp, ou ainda pelo número Marinha – Emergências Marítimas/Fluviais – 185.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *