13/04/13 – Uma manifestação de cerca de 400 estudantes das redes pública e privada contra o aumento da passagem de ônibus, na tarde desta quinta-feira (11), terminou em tumulto, em fente ao prédio da prefeitura de Manaus, na Compensa, zona Oeste da capital.
O protesto, que começou pacífico, por volta das 13 h, com os estudantes pedindo para serem recebidos pelo prefeito Arthur VirgílioNeto (PSDB), acabou recrudescendo, quando um grupo de estudantes se aproximou do portão de entrada para o estacionamento e forçou as grades para entrar, jogando vários objetos.
Acionados para evitar a ocupação, homens da Guarda Municipal, munidos de cassetetes e escudos, lançaram bombas de efeito moral sobre os manifestantes, que correram para longe do prédio. Carros estacionados próximo ao local tiveram os vidros quebrados, como também uma janela do prédio.
Por causa do efeito do gás, cerca de 24 estudantes passaram mal, e, após o conflito, tiveram de ser socorridos por amigos e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A manifestação foi realizada e coordenada por entidades estudantis, que, após a confusão, pediram uma retratação do prefeito Arthur Neto e a exoneração do chefe da Guarda Municipal.