
Um clima de desordem tomou conta da cidade de Humaitá, no Sul do Amazonas, na tarde desta sexta-feira (27), após a população incendiar vários prédios públicos na sede do município.
Os incêndios teriam sido provocados por garimpeiros, em represália a uma ação de fiscalização realizada pelo IBAMA e pelo ICM-BIO, em áreas de garimpo. Na ação, várias balas foram apreendidas e vários motores pertencentes aos garimpeiros destruídos eles.
De acordo com as informações, confirmadas pela assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM), os manifestantes atearam fogo nos prédios do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Instituto Chico Medes da Biodiversidase (ICM-BIO) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), na sede do município.
Funcionários do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (IDAM) tiveram de se retirados do prédio para garantir a segurança dos servidores.
Vários vídeos feitos pela população com telefones celulares foram enviados a órgãos de imprensa de todo o Estado. Segundo a assessoria do CBM-AM, a Corporação não tem um posto nessa localidade.

Segundo as informações enviadas, além dos prédios do IBAMA , INCRA e ICM-BIO, residências e viaturas dos três órgãos também foram incendiadas.
Confira vídeos enviados à Rede Tiradentes:
Neste outro vídeo, um dos moradores narra o clima na cidade:
O clima de tensão, que entrou pela noite, e a Polícia Militar foi acionada, mas ainda não há informações se a situação foi controlada.
Acompanhe no site.
