Manhã de tensão no sistema prisional do Amazonas. Seap afirma que “medidas preventivas asseguram estabilidade nas unidades” e ordem e segurança estão mantidas.

A manhã desta quarta-feira (3/10) foi de tensão nas unidades do sistema prisional do Amazonas.

Os detentos se negaram a participar das Audiências de Custódia, argumentando com o tratamento dispensado a eles pela empresa Humanizzare, que administra o sistema, e exigem a imediata substituição da direção dos presídios.

Por toda a manhã, houve movimentação de policiais e parentes dos presos nas estradas de acesso aos presídios, na BR 174.

O acesso pelas vias que levam às unidades prisionais ficou complicado, com as ruas tomadas por barricadas e fogueiras.

A Polícia Militar foi acionada para conter os ânimos.

Veja vídeo:

As reclamações e reivindicações dos presos, enviadas por meio de mensagens de WhatsApp, na linguagem deles, ‘vazaram’ para a imprensa.

Confira:

 

Complexo penitenciário Anízio Jobim…

Vinhemos através dessa reenvidicacao, trazer ao conhecimento do merentissimo senhor juiz da vara de execuções penais. A situação degradante em que vivemos nesta unidade prisional.

* Alimentação sem condições de consumo.
* Falta de água..
* Energia elétrica.
* Celas super lotadas. Na qual são apenas para 8 internos. E vivem mas de 20 em cada uma.
* Nossas visitas são tratadas de maneira desumana, sendo muitas vezes obrigadas a se dispirem na frentes de agentes da humanizzare para serem revistadas, sendo que existe Raio-x e detecquitadores de metais …
Fora também os acedios por parte dos agentes.
Falta de projeto de ressocialização para que o reeducando. Seja preparado para volta ao convívio da sociedade..

Precizamos trabalhar. Pois o trabalho. E uma das peças essencial para a recuperação dos reeducandos..

Que haja a desburocratização desse sistema para a realização das visitas nesta unidade.. pois não dispomos de condições financeiras para arcar com todos esses custo, desse documento de união
Estável.

Que possam também liberar a entradas de amigos. Para fins de traserem nossos alimentos nas terças e quartas feiras..

Nossas condições de antendimento médico. Realmente não existem.
Quando o interno passa mal, ficamos sem voz de tanto gritarmos, para que possa vim um agente penitenciário, para levar para infermaria. Isso só acontece de levarem um interno ao atendimento. Apois estarem desmaiados dentro da cela, isso é com mas de uma hora. Batendo nas portas das celas.
Pessoas aqui precisando de um atendimento médico especializado, precisando de cirurgia, precisando tomar medicamentos preriodicamente, e não são atendidos,..

Esta unidade pedi urgêntimente a retirada dessa administração prisional diereto Lenadro juntamente com Fernando eo brasil…
Pois os mesmo não tem a capacidade de administra de forma alguma essa unidade prisional..

 

Está cancelada entrada rancho em todas cadeias hj da cidade Manaus am , devido nós paralisar a saída dos irmãos pro fórum hj tentamos parar cadeia pra reivindicar nossos direitos estamos querendo presença dos direitos humanos aqui na cadeia hj ou o senhor juiz da vep que possámos converssar seguinte questão queremos comer um melhor alimentos ou uma cozinha industrial aqui nas unidades pra nos cozinhar entenda trabalhar é diguino temos direitos de sermos reeducados ressocializados com custos pra nós voltar qualificado ao mercado trabalho. Uma cozinha aqui resolvia tudo .pois aqui só recebemos só um pao pelas 8:00manhã uma marmita péssimas condições as 12:00 Aí outra marmita só as 17:00 horas .comida tá vindo frango estragado fígado azeda picadinho cru. Carne podre sem sal sem temperos há algo errado pois custo por cada um prezo é de mas de 6 mil reais por mês por cada um . não aguentamos mas passar por isso. nós é a voz da massa carcerária pedirmos aqui e é em nome de todas as unidades prisionais só queremos um atendimento ,díguino e peço lhe humildemente que respeitem nossos familíares nossos filhos e amigos amigas que visitam as cadeias . Por favor acabem com a burocracia pra nós poder tirar carteirinha na umidade estão exigindo União estável sem nós ter condições estão fazendo triagem após passar 4 dias jogado crt mas 7 dias aqui isolamento sem roupas sem colchão sem kit higiênico .peço lhe acabem com isso urgente é que aumentem as horas banho sol ..queremos nos à exoneração desse diretor Fernando Maurício pedroso castelo branco ele é ignorante estúpido não resolve nada! tudo aqui gestão dele é punição em nós e cancelar ameaçar nossa visitas ele oprimir nossas visitas tranca banheiro lá para elas não usarem ele está obrigando elas tirar roupas frente deles faz elas urinar defecar a força pelo amor de deus! tirem esse diretor nome de fermando Maurício pedrosa castelo branco. Precisamos de reforma prédio reduza super lotação é 4 prezo por cela tem 12 por cela ou mas . Queremos que os agentes trabalhem com respeito se identifiquem com crachá devolvam nosso freezers bebedouro dê manutenção prédio está faltando Escada podre falta pintura ouve casos nome detento Jeferson dos Santos morreu aqui por omissão socorro morreu ano 2017 veio à óbito aqui por não ter atendimento médico. Tem aqui soropositivo tb surto malária sarampo coceira tumor diarreia vômito precisamos escolta médica aqui os prezos morren não tem médico não tem remédio não levam nós escolta médica tá certo isso ? constantemente falta respeito da parte deles falta água luz remédios médico escolta médica tá burocrático demais pra tirar carteirinhas . visitas queremos só aos sábados e domingos das 6manha as 17 tarde e juntos todas alas nada visita sexta . Porquer há risco nossa visita com as do cdp2 não vai dar certo .grato por atenção compressão todos somos só um prezo mas somos seres humanos . L.b

Vídeo 2:

 

A Secretaria Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) divulgou Nota sobre o assunto:

 

Nota 

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que 56 detentos de quatro unidades prisionais de Manaus, que deveriam participar de audiências processuais marcadas para esta terça-feira (02/10), se negaram a deixar as celas e passaram a reivindicar “regalias”, que não foram concedidas. Informa, ainda, que a ordem e segurança no sistema estão mantidas e que adotou medidas preventivas para assegurar estabilidade nas unidades prisionais.

A situação foi comunicada ao Judiciário e os presos que se negaram a participar das audiências serão julgados à revelia e responderão a procedimentos administrativos disciplinares.

A Seap informa também que, por medidas cautelares, a entrega de pertences por parte dos familiares, programada para esta terça-feira nas unidades prisionais, foi suspensa por questões de segurança. Por conta da suspensão, houve um princípio de manifestação no portão de acesso ao ramal dos presídios no quilômetro 8 da BR-174, mas este logo foi controlado.

A secretaria está acompanhando a movimentação em todas as unidades prisionais, através do Departamento de Inteligência Penitenciária (Dipen), adotando medidas preventivas para garantir a segurança e ordem nos presídios do Estado.

Quantidade de detentos das unidades prisionais que se negaram a participar das audiências:

24 – Unidade Prisional do Puraquequara (UPP)
19 – Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT)
10 – Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM)
03 – Complexo Penitenciário Anísio Jobim (COMPAJ)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *