Manaus só ficará livre do lixo das festas no final de janeiro, diz novo titular da Semulsp

02/01/13 – Pelo menos por enquanto, as empresas Tumpex e Enterpa vão continuar fazendo o serviço de coleta do lixo domiciliar e limpeza das ruas da capital, por meio do contrato em vigor com a  prefeitura de Manaus.

Pela manhã, sob o comando do prefeito Artur Neto e do secretário da pasta, Paulo Farias, as duas empresas iniciaram um mutirão de limpeza nos bairros Cidade de Deus e Monte Sião, na zona Leste da capital, com o emprego de 600 garis.

O trabalho, que inclui capinação e outros serviços, deve durar aproximadamente 10 dias na Cidade de Deus e dois dias, no Monte Sião.

Sobre a manutenção da Tumpex e da Enterpa, Paulo Farias explicou que os contratos com as duas empresas ainda estão em vigor. Ele não confirmou que a Prefeitura esteja com repasses pendentes pelo serviço, segundo as informaçõe que circularam nos últimos dias.

“Devemos receber da Secretaria de Finanças (Seminf), nos próximos dias, o fechamento do balanço de 2012. Com o fechamento do balanço, teremos uma informação precisa sobre como foram concluídos os pagamentos de 2012, e, eventualmente, se há alguma situação a ser atendida este ano. Uma situação que sempre fica para o ano seguinte, até porque isso é normal, é a 2ª quinzena de dezembro. Ela fecha dia 31. A medição foi feita pela manhã e a atual administração dará seqüência ao processo.”

De acordo com Paulo Farias, a cidade deve só deve ficar livre do lixo no final do mês. “Acreditamos que essa situação toda se regulariza até o final de janeiro, quando voltaremos a uma operação de rotina.”

Segundo o secretário, o aterro sanitário municipal foi projetado para cerca de sete anos de vida útil, e tem todas as condições para receber o lixo acumulado durante as festas, sem maiores problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *