Mais de 500 idosos foram agredidos só no primeiro semestre, no Amazonas

Segundo divulgou o Sistema de Informações Governamentais do Amazonas (E-Siga), 524 idosos sofreram agressões no Amazonas durante o primeiro semestre deste ano. Todos os casos registrados foram devidamente encaminhados à Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). Entre as violações estão discriminação, desrespeito, maus-tratos e exploração denunciadas ao Disque 100.

Nos crimes registrados pelo Disque 100, as visitas às casas dos idosos, para verificação da ocorrência, são realizadas pelos profissionais do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi). Já nas situações em que a denúncia é registrada diretamente na Decci, a confirmação ou não da irregularidade é feita pelos investigadores.

Conforme o ranking da Seas, das 524 violações ocorridas, a maioria ocorreu em janeiro (110 casos), junho (96), março (90), fevereiro (89), abril (83) e maio (56). No total, 726 idosos do Amazonas foram atendidos no Cipdi no semestre.

A negligência, caracterizada pela falta de cuidado com o idoso, é associada, na maioria das vezes, ao crime de apropriação indébita. Nesta prática, o familiar ou responsável por cuidar da vítima costuma utilizar o dinheiro da aposentadoria do idoso para sustentar a família

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *