Mãe faz desenhos em protetor ocular do filho para evitar ‘bullying’

Menino de 4 anos tem ambliopia, falha no desenvolvimento neuro-visual.
Mãe já fez mais de 160 desenhos, que viraram sensação na escola.

A mãe de um menino de 4 anos usou a criatividade para ajudá-lo a encarar um tratamento oftalmológico com mais tranquilidade e diversão. Ela faz desenhos no protetor ocular que ele precisa usar por baixo dos óculos. Em Guapiaçu, onde eles moram, os desenhos que o pequeno Enzo Gabriel Alves da Fonseca usa já são conhecidos na escola.

A dona de casa Tamiris Francieli Alves de Oliveira, de 25 anos, conta que o filho tinha dores de cabeça constantes, por isso o levou a um oftalmopediatra. Como ela é portadora de uma alta miopia, suspeitou que ele poderia ter o mesmo problema. O menino foi diagnosticado com ambliopia, um problema na visão caracterizado como uma falha no desenvolvimento neuro-visual.

O oftalmologista Ronald Broner explica que é como se um olho fosse mais preguiçoso que o outro. Para resolver a situação, o olho bom precisa ficar tampado para o “preguiçoso” trabalhar.

Tamiris com o filho Enzo  (Foto: Reprodução/TV TEM)
Tamiris faz desenho no protetor ocular do filho Enzo (Foto: Reprodução/TV TEM)

Quando soube que o filho precisaria usar o protetor ocular, Tamiris diz que ficou preocupada e com receio de o filho ficar chateado na escola caso os amigos zombassem dele. Para evitar um possível “bullying”, ela passou a desenhar os tampões com temas de super-heróis, os preferidos de Enzo.

Na escola, ele virou sensação, já que os amigos querem ver e ter os desenhos. Tamiris já confeccionou 160 tampões com canetinha, lápis de cor e grafite. “Muita gente pergunta se é adesivo, eu falo que não, que faço e a pessoa se surpreende”, diz.

Tamiris transformou o desespero em passa tempo e desenhar passou a ser uma terapia. “Não vou falar que vou sentir falta dos tampões, porque assim, quero que ele sare logo, mas vou sentir falta de desenhar. Virou uma terapia”, conta.

 Enzo gosta tanto do tampão que colocou em todos seus bichinhos de pelúcia (Foto: Reprodução/TV TEM)
Enzo gosta tanto do tampão que colocou em seus bichinhos de pelúcia (Foto: Reprodução/TV TEM)

O Enzo gosta tanto do tampão que colocou em todos os bichinhos de pelúcia. De acordo com o oftalmologista, tudo o que a mãe fez valeu a pena porque o tratamento do Enzo está indo muito bem. “Essa ideia que ela teve da adesão ao tratamento foi ótima porque não afeta a parte psicológica da criança, sem sofrer com piadas na escola, na rua”, afirma.

Uma das amigas de Enzo, Maria Júlia da Silva, de 4 anos, diz que acha bonito os tampões usados pelo colega de classe. “Eu também queria, mas minha mãe não compra para mim”, diz.

Desenhos são feitos com canetinha, lápis de cor e lápis grafite (Foto: Reprodução/TV TEM)
Desenhos são feitos com canetinha, lápis de cor e lápis grafite (Foto: Reprodução/TV TEM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *