Os veículos serão usados nas visitas técnicas aos produtores rurais assistidos pelo instituto no interior do estado
A logística para a realização dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), desempenhados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), será reforçado com 40 motocicletas. Os veículos foram entregues pelo Governo do Amazonas, nesta sexta-feira (10/01), durante ação voltada ao setor primário, no Parque de Exposições Dr. Eurípedes Ferreira Lins, na BR-174.
As motocicletas, que serão destinadas às Unidades Locais (UnLoc’s) do instituto, foram adquiridas com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), fruto de convênio com o Governo do Amazonas, por meio do Idam, no valor de R$ 1 milhão.
Além dos veículos, também, foram entregues documentos a produtores rurais, dentre eles: 35 Cartões do Produtor Primário (CPP) e 10 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF).
“Essas entregas representam o compromisso do Governo do Estado com o setor primário, uma vez que as motocicletas vão possibilitar o fortalecimento dos serviços de assistência técnica aos produtores rurais amazonenses”, disse o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.
Sobre os documentos entregues, Alvino afirmou que o CPP e o CAF garantem aos produtores rurais uma série de benefícios. “Devidamente regularizados, os trabalhadores podem acessar o crédito rural e participar de políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciativas que visam o aumento de produção, mais renda e melhores condições de trabalho”, pontuou.
Beneficiados
Produtora de frutas como o abacate, Eva Chagas afirmou estar otimista a partir do recebimento do CPP. “Vou poder comercializar a minha produção, por meio de programas como o PAA”, comemorou.
Com o CAF em mãos, o agricultor familiar Roosevelt da Silva também pontuou a importância da regularização. “Agora, acredito que terei mais possibilidades para vender a minha produção”, disse.
O CPP e o CAF são documentos rurais emitidos por meio das UnLoc’s e postos avançados do Idam nos 62 municípios amazonenses.