Lanches da praça da Matriz são demolidos para revitalização no Centro de Manaus

12/08/13 – Um total de oito lanches que funcionavam em duas edificações construídas no entorno da Praça da Matriz foram demolidos na noite de sábado (10), como parte das ações de revitalização do Centro e após decisão judicial, pela prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). Somente dois eram administrados por seus proprietários, e os demais eram sublocados.

Ontem pela manhã, o prefeito Arthur Virgilio Neto anunciou que os proprietários que realmente trabalhavam na atividade fim terão apoio da prefeitura para retomar seus negócios em local privilegiado e com financiamento nos mesmos moldes que será dado aos vendedores ambulantes do Centro.

O prefeito disse ainda que está analisando uma forma, dentro da legalidade, de apoiar as pessoas exploradas por aqueles que sublocavam os estabelecimentos e não ofereciam garantias trabalhistas aos empregados. Ele estuda a possibilidade de incluí-los no programa de financiamento do Fundo Municipal de Fomento à Micro e Pequena Empresa (Fumipeq).

“Os donos passavam para terceiros que contratavam funcionários sem carteira assinada. No final do mês, eles faturavam em torno de R$ 3 mil, sem fazer nada, gerando uma situação injusta com a prefeitura e com as pessoas que trabalhavam com eles em regime de exploração”, indignou-se o prefeito.

O prefeito disse ainda ser inadmissível que em um espaço que abriga uma das maiores relíquias históricas de Manaus, houvesse tamanha bagunça. “Chegou a um ponto que não cabia mais aquele tipo de coisa ali, uma desordem, aquele forrozão que entrava pela noite e tudo isso perto da igreja da Matriz. Vamos mudar essa realidade”, garantiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *