Lançamento do Programa “Amazônia Conectada” traz três ministros a Manaus

60978-1728x800_c
A solenidade de lançamento do projeto foi realizada no quartel general do Comando Militar da Amazônia (CMA), na zona oeste da cidade, e trouxe três Ministros de Estado a Manaus: o da Defesa, Jaques Wagner; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo; e o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini.

Após uma breve explicação sobre como vai funcionar o Programa, os ministros assinaram o contrato para a concessão do serviço, que vai utilizar os leitos dos rios da bacia amazônica para a instalação de uma rede de fibra óptica que vai levar internet banda larga a 42 municípios do interior do Amazonas, além da capital.

De acordo com o ministro da Defesa, Jaques Wagner, a expectativa é que a instalação da rede de internet fique pronta em até três anos, com custo estimado de R$ 500 milhões.

O programa, que pretende estender redes subfluviais ópticas em mais de 7 mil quilômetros dos principais rios da Amazônia, deve oferecer, além da banda larga, telemedicina, ensino a distância, e diversas outras aplicações na área de saúde, segurança pública, trânsito e turismo. Além disso, estão previstas melhorias nas comunicações militares na fronteira, com ganhos para a Defesa Nacional.

Segundo o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, recursos não irão faltar para a conclusão do Programa que deve ser ESTENDIDO, no futuro.

O Governador José Melo, que também participou da solenidade, destacou a importância do programa para as comunidades isoladas do Interior do Amazonas, que com o Programa, vão poder estar conectadas.

Durante a cerimônia de lançamento do “Programa Amazônia Conectada” o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, disse que o momento é de celebração, com a expectativa de expansão da rede de banda larga no Interior do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *