O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) informou na tarde de hoje (16), por meio de nota, que a juíza eleitoral do Careiro Castanho, Sabrina Cumba Ferreira, determinou a prisão da Sub-Secretária de Ação Social do município. Além dela, estão presas duas servidoras dessa mesma secretaria, dois vereadores além de um candidato ao cargo de vereador.
Segundo a magistrada, os envolvidos estão presos por estarem criminosamente associados (art. 299 do código penal) para a prática do crime de compra de votos, capitulado no art. 288 do código eleitoral.
A operação Voto Livre, deflagrada pela Polícia Civil, já estava investigando há vários dias, as pessoas envolvidas nessas práticas delituosas. O crime consistia na utilização de recursos da Secretaria de Ação Social, com vistas a garantir a reeleição do atual prefeito.
Os presos vão responder pela compra de votos e formação de quadrilha. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências e nos locais de trabalho dos suspeitos.
