Jovens em medida socioeducativa fazem cursos de qualificação oferecidos por governos estadual e federal

22/04/13 – Cinqüenta e seis adolescentes em medida socioeducativa de internação e privação de liberdade iniciaram nesta segunda-feira, 22 de abril, das 8h às 12h, a primeira etapa dos cursos de pintor de imóveis, almoxarife de obras, manicura e pedicura. Os treinamentos são oferecidos pelo Governo do Amazonas, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tecnológico e Emprego (Pronatec).

Os cursos estão sendo ministrados simultaneamente, por professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no auditório da Gerência de Atendimento Socioeducativo (Gease), nos centros Dagmar Feitoza e Marise Mendes, os três no bairro Alvorada, zona Oeste de Manaus, e Senador Raimundo Parente, no bairro Cidade Nova, na zona Norte.

De acordo com a gerente do Gease, Mathilde Ezaguy, os 56 adolescentes têm idade entre 15 e 18 anos, e cumprem medidas de privação de liberdade, semiliberdade ou prestam serviços à comunidade, além de egressos do sistema socioeducativo. Também participam dos treinamentos dez famílias. “Ao final dos cursos todos receberão diplomas. A finalidade é promover qualificação profissional e estreitar o vínculo familiar”, disse Ezaguy.

Mathilde informou que os cursos de almoxarifado, manicura e pedicura (este especialmente para mulheres), aplicados no Gease e no Centro Marise Mendes, respectivamente, encerram no dia 19 de junho. O de pintor de imóveis, no dia 3 de julho. Segundo a gerente, a segunda etapa acontecerá a partir de junho, e vai atender mais de 60 adolescentes na área de auxiliar administrativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *