Jiu Jitsu – De Olho no Futuro

Duas grandes feras das artes marciais e do Jiu-Jitsu mundial discípulos de Carlson Gracie, os atletas Ricardo Libório e Murilo Bustamante, o Murilo Rio, estarão em Manaus no próximo sábado , 08 de junho, no Auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da Prefeitura de Manaus, a partir das 9h, participando do projeto “Jiu Jitsu De Olho no Futuro”. O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento humano, educacional, cultural e psicológico de crianças e adolescentes e visa a integração social e esportiva da comunidade.

As palestras serão direcionadas ao melhor aluno de cada uma das 451 escolas municipais de Manaus e a coordenação das escolas ficará responsável pela indicação do nome e critério de seleção da escolha do convidado de honra. A ideia é realizar uma aula de Jiu- Jitsu e ao mesmo tempo conhecer o sistema escolar de Manaus promovendo um bate-papo, entre os lutadores e os adolescentes sobre o esporte e anti bullying, além de ensinar algumas técnicas de posições e brincadeiras interativas das artes marciais. O projeto Jiu Jitsu de Olho no Futuro é realizado pela Pitauá Publicidade, com o apoio da Prefeitura de Manaus; Mercure Hotéis; Transire Eletrônicos e Mamute.

De acordo com Ricardo Libório, uma das principais propostas do evento é ressaltar a importância do Jiu Jitsu e inseri-lo como uma forte ferramenta de educação para o desenvolvimento do caráter e funções sociais do indivíduo, especialmente, das crianças e dos adolescentes. O campeão conta que mantém um programa sócio, educativo e esportivo dentro do sistema escola do estado da Flórida onde não é enfatizado a competição e, sim, o esporte para todos como terapia contra a ansiedade e depressão. “Respeito, disciplina, autocontrole e aceitação da diversidade são apenas alguns valores ensinados nas aulas”, destaca o atleta, que é apontado, entre outras coisas, como o primeiro professor a ministrar uma disciplina chamada Brazilian Jiu Jitsu, na Universidade de Central Flórida, em Orlando, considerada a segunda maior dos Estados Unidos

Ricardo adianta que o evento vai servir como termômetro para avaliação do primeiro contato com os alunos das escolas municipais para o desenvolvimento de projetos do gênero e que está será a primeira edição para que novas parcerias sejam firmadas. “Vamos propor a prefeitura a abertura de um convênio entre a University of Central Florida (UCF).para a realização de cursos de inglês, mas estamos estudando a melhor forma de viabilizar a logística dessa parceria”, observa.

Programa modelo

Ricardo Libório diz que projetos similares também estão em andamento em universidades dos Estados Unidos, incluindo a Universidade da Flórida, Universidade de Miami, Florida International University e Florida Atlantic University, além da Universidade do Sul da Flórida. Ele acrescentou que cada escola ou clube universitário deve apoiar uma causa social ou de caridade como forma de apoiar suas comunidades. “Essa é uma das maneiras que usamos o Jiu-Jitsu para ajudar os jovens a desenvolverem suas habilidades sociais”, explica.

Embora os programas-modelo visem adolescentes e estudantes universitários, Libório enfatizou que atletas de todas as idades praticam Jiu-Jitsu, já que as técnicas permitem que pessoas de todas as idades e tamanhos subjuguem seus adversários. “O legal é dar aos participantes a oportunidade de aprender mais sobre o estilo de vida do Jiu-Jitsu e manter contato com alguns lutadores como eu e o Murilo Rio nesse primeiro momento”, conclui.

Com informações da assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *