Japão e Governo do Amazonas fecham acordo de mais de 100 mil dólares para melhorar equipamentos do Instituto da Mulher.

 26/03/13 – O estado do Amazonas e o Consulado Geral do Japão em Manaus assinaram um convênio no valor de US$ 101.270,00 (cerca de R$ 196 mil), que beneficia, por Contrato de Doação, o Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL). Toda a verba será investida no “Projeto para Aquisição de Equipamentos para Neonatologia”.

O investimento japonês chega ao Amazonas por meio do Programa de Assistência para projetos Comunitários. A assinatura da parceria aconteceu na manhã desta segunda-feira (26), no auditório do Instituto da Mulher Dona Lindu, na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, zona centro-sul de Manaus. O secretário de saúde do estado, Wilson Alecrim, afirma que incubadoras e berços aquecidos estão na lista de equipamentos. “O convênio prevê que os recursos sejam utilizados para aquisição de equipamentos, como berços acrílicos com aquecedor; incubadoras; biliberços (unidades de fototerapia); baby pap (equipamento para oxigenoterapia) e balanças digitais para recém-nascidos.”, explicou.

Além do Amazonas, o cônsul Geral do Japão, Hajime Naganuma, afirma que outros estados da região norte, como Roraima, Rondônia e Acre, vão ser atendidos.

Instituto

Instituto da Mulher Dona Lindu

Inaugurado em junho de 2010, o Instituto da Mulher Dona Lindu já contabiliza mais de 200 mil atendimentos. Na unidade, já foram realiados mais de 20 mil partos e mais de 5 mil cirurgias ginecológicas. Na área ambulatorial, já são mais de 50 mil atendimentos ginecológicos, 12 mil consultas em mastologia (especialidade que cuida da saúde das mamas). Na parte de apoio diagnóstico, são mais de 10 mil mamografias realizadas e 900 mil exames laboratoriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *