Jacarés assustam banhistas e mobilizam Corpo de Bombeiros, na praia da Ponta Negra

29/04/13 – O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas continua as buscas por dois jacarés que ameaçam os banhistas, na praia da Ponta Negra. Três desses animais apareceram na praia, neste domingo (28), pela manhã, assustando os freqüentadores. Os bombeiros agiram prontamente, evacuaram os banhistas, mas conseguiram capturar apenas um dos répteis, no final da tarde.

Pela manhã, o tenente coronel bombeiro Almeida, que acompanhou a operação de captura do bicho, disse que a praia está sendo monitorada por todo o dia de hoje.

“Fomos informados da presença dos três jacarés e de botos, e fizemos, primeiramente, um serviço preventivo. Retiramos as pessoas, para que não houvesse nenhum problema – um possível ataque, foi feita a interdição de parte da praia e envidamos esforços para tentar capturá-los.”

De acordo com o coronel Almeida, equipes de bombeiros estão de plantão durante todo o dia, no local. “Hoje, o dia vai ser de monitoramento. Vamos ver se registramos novamente a presença deles e tentar capturá-los.”

De acordo com o coronel Almeida, nos últimos anos, não houve nenhum registro da presença desses animais na área. “Eles passavam, mas iam embora, né? Nunca tinham chegado tão perto, assim! Mas nós estamos monitorando, de maneira que, caso os animais voltem a aparecer, nós vamos tentar capturá-los, para que a área fique livre para o lazer da população.”

O coronel bombeiro disse, ainda, que, após a captura do primeiro jacaré, a praia voltou a ser liberada. Segundo ele, a possibilidade de interdição, para evitar riscos para os banhistas vai ser estudada. “Vamos fazer uma avaliação geral hoje!”

E apesar do risco e dos avisos do corpo de bombeiros, muita gente foi à praia da Ponta Negra, na manhã desta segunda-feira (29), inclusive crianças.

O Capitão bombeiro Menezes disse que as equipes da corporação trabalharam na orientação dos banhistas. “A orientação que nós estamos repassando é cautela, devido ao fato de ontem! Não sabemos se pode haver outro jacaré. O que foi capturado ontem aparecia em um local e, depois, em outro local diferente. Ninguém se eles podem aparecer novamente”

E ontem foi dia dos animais aquáticos, na Ponta Negra, coisa que é comum apenas em áreas mais distantes das cidades. Além dos três ameaçadores jacarés, os banhistas também viram os festivos botos cor de rosa, fazendo suas evoluções, nas proximidades da praia. Quem tem mais de 35/40 anos, deve lembrar que a presença de botos e até piraíbas – um dos maiores peixes da região – era comum em frente ao Rodway, o porto flutuante de Manaus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *