IPTU: prorrogação do pagamento da primeira parcela foi para “não prejudicar o contribuinte”, diz secretário da Fazenda municipal

O Sub-secretário da Receita da Fazenda municipal (Semef), Francisco Moreira, negou nesta sexta-feira, que a prorrogação do prazo de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)não esteja  relacionada a problemas de internet na secretaria.

Em entrevista nesta manhã às Rede Tiradentes, Francisco Moreira admitiu que a rede de arrecadação ficou cerca de duas horas fora do ar, por causa de problemas relacionados à internet com o principal arrecadador da Prefeitura de Manaus, mas a prefeitura optou pela prorrogação para não prejudicar o contribuinte.

Conforme Moreira, a arrecadação vem atingindo todas as metas este ano. O pagamento da primeira parcela e da cota única vão até o dia 31.

A meta, afirma o sub-secretário da Receita da Fazenda municipal, é chegar R$ 3 milhões, este ano. No momento a arrecadação chega aos R$ 101 milhões.

Segundo o secretário, a inadimplência em Manaus ainda é muito alta – cerca de 40% -, mas o volume de contribuintes “em dia” vem aumentando.

Estão isentos do IPTU os contribuintes atingidos pela chamada “baixa capacidade contributiva”: os com renda de até 3 salários mínimos e em vulnerabilidade social.

O IPTU é o segundo imposto mais importante da Prefeitura de Manaus. O primeiro é o Imposto Sobre Serviços (ISS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *