‘Estudo Brasil 2035’ será apresentado em Manaus. Objetivo é mostrar a empresários e autoridades locais possíveis cenários econômicos do país, nos próximos anos.


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentará, em Manaus, o ‘Estudo Brasil 2035 Cenário para o Desenvolvimento’. O evento será realizado na próxima quarta-feira (4), a partir das 17h. O objetivo é apresentar a empresários e autoridades locais os possíveis cenários econômicos do País, nos próximos anos.

A realização do evento na capital é do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (CODESE Manaus). Os conselheiros da instituição querem ouvir o Ipea para saber se é possível fazer um estudo semelhante no Amazonas.

“Quem sabe, nós possamos utilizar essa mesma metodologia no futuro para construir os cenários do Amazonas também para 2035, de modo que a sociedade local possa ter um projeto de desenvolvimento econômico e social que seja da sociedade, seja um projeto de Estado e não apenas de um governo. Projeto esse, claro, com as suas devidas modificações que possa ser adotado e seguido por vários governos, de modo que, em 30 anos, nós possamos ter uma economia e uma sociedade bem melhores do que temos hoje”, afirma o economista Rodemarck de Castello Branco, que é conselheiro no CODESE.

Maurício Pinheiro Fleury Curado, coordenador do Núcleo de Cenários e Estudos Perspectivos da Diretoria de Estudos e Relações do Ipea vai palestrar no evento. Ele coordenou a elaboração do documento que resultou no estudo. “Se nós não planejarmos o nosso futuro, nós faremos parte do planejamento de alguém. Precisamos ficar acompanhando as questões que vão fazer a diferença para construir um futuro melhor. No caso da Amazônia, há uma série de aspectos que precisam ser levados em consideração. Aspectos que dizem respeito à região, tecnologias, mudanças tecnológicas, desafios ambientais, questões de infraestrutura que precisam ser levadas em consideração para que nós possamos nos preparar para as mudanças que, inevitavelmente, virão com o nosso País”, destaca Curado.

A apresentação será realizada na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), na Avenida Joaquim Nabuco, Centro de Maaus. O evento é gratuito e os interessados em participar precisam confirmar presença enviando e-mail para [email protected].

CODESE Manaus

O conselho surgiu a partir do projeto ‘O Futuro da Minha Cidade (FMC)’, uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) que está em desenvolvimento em 23 cidades do País, incluindo a capital do Amazonas.

O CODESE Manaus é inspirado no CODEM – criado na cidade de Maringá, Paraná, em 1996, para planejar o município. A ideia surgiu com o Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá.

As discussões para a implantação do projeto na capital começaram em 2016. Atualmente, o CODESE já conta com presidente e vice, além de um grupo de conselheiros que se reúnem semanalmente para traçar estratégicas de desenvolvimento econômico e social para Manaus.

O objetivo do conselho é contribuir com o planejamento da capital em 20 anos, em conjunto com a sociedade civil organizada e o poder público.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *