Ipaam vai apurar danos sobre o vazamento de combustível de embarcação em Itacoatiara

O Instituto de Proteção do Amazonas (IPAAM) iniciou um procedimento administrativo para apurar a responsabilidade sobre os possíveis danos ambientais causados por um acidente envolvendo um comboio que transportava combustível do grupo empresarial Chibatão e o barco identificado como “Nascimento 4”, no Paraná da Eva, no município de Itacoatiara (a 275 quilômetros de Manaus).

O acidente ocorreu no último dia 2. Das seis pessoas que estavam na embarcação, duas morreram. “Acionamos uma equipe do instituto para ir ao local para acompanhar o trabalho da Marinha do Brasil. Contudo, nossa equipe vai identificar se há danos ambientais causados com o vazamento do material transportado pela embarcação”, disse a diretora-presidente do IPAAM, Ana Aleixo.

 Ela ressaltou que o instituto também está fazendo um levantamento técnico ambiental para evitar que vazamento da embarcação que transportava combustível não seja ampliado a outros trechos do Paraná da Eva.

Ana Aleixo lembrou que o procedimento padrão, quando se trata de acidentes com embarcações comerciais, é saber a quem ela pertencia, que tipo de material transportava, se ela está licenciada junto ao Ipaam e se ela possui plano de contingência para os casos de sinistro. “Estamos cuidando desses detalhes junto com a Marinha e em breve divulgaremos o resultado desse trabalho”, ressaltou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *