Reformada, escola que atende a estudantes com múltiplas deficiências é reinaugurada

Escola-estadual-de-atendimento-especial-Manoel-Marçal-promoveu-sua-I-Mostra-de-Artes-300x251

Inteiramente reformada, a Escola Estadual Manoel Marçal de Araújo, localizada na Rua Parintins, na Cachoeirinha, zona Sul de Manaus, será reinaugurada nesta segunda-feira (28), às 9h. Administrada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a unidade de ensino oferece atendimento especializado para estudantes com múltiplas deficiências, incluindo autismo, síndrome de Down e paralisia cerebral.

Na reforma, o governo investiu R$ 526.038,15. No empreendimento da obra, os recursos foram designados pelo Fundo de Promoção Social. De acordo com o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva, a obra escolar contemplou a reforma das dez salas de aula, brinquedoteca, refeitório, cozinha, banheiros, piscina – específica para a realização de hidroterapia –, quadra poliesportiva coberta e espaços administrativos.

A escola está inteiramente adaptada para o atendimento a estudantes portadores de necessidades especiais, com espaços que incluem banheiros adaptados, rampas de acesso para cadeirantes dentre outras providências.

Funcionando nos turnos matutino e vespertino, a Escola Estadual Manoel Marçal pertence à Coordenadoria Distrital de Educação 1 da Seduc e oferece atendimento, em 2015, a 70 estudantes com idade entre 6 e 14 anos. Tendo como gestora a professora Aida Greice Ramos da Silva, a escola conta com um quadro de funcionários formado por 17 professores e quatro servidores.

A unidade de ensino é referência no segmento de educação especial, desenvolvendo projetos de inclusão, tais como: “Criando e recriando recursos pedagógicos”, “Semana de Arte na Escola” e “Trânsito na Escola”. 

Histórico – A escola foi criada por meio do decreto nº 16.593, de 7 de julho de 1995, com o objetivo de atender alunos com deficiência intelectual severa e profunda, antes atendidos em estabelecimentos de ensino particulares e conveniados com o Estado.

Patrono da instituição, Manoel Marçal de Araújo foi o fundador da Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa). Após sofrer grave acidente, aos 28 anos, Manoel Marçal  foi diagnosticado como tetraplégico. Em 1989, elegeu-se vereador, cargo que exerceu até o ano de 1992. Faleceu no ano seguinte, aos 56 anos, deixando um legado de luta, dignidade e vontade de viver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *