Instalação de sinalização que oferece serviço da Uber no aeroporto internacional Eduardo Gomes revolta taxistas. Profissionais reclamam que nunca receberam apoio da Infraero.


– (reportagem e fotos: Jackeline Farah) -A sinalização começa desde a esteira de bagagem, com uma faixa que durante o caminho oferece ao passageiro as vantagens do aplicativo, e leva até o portão, onde o carro do Uber pode apanhar o cliente, o que causou revolta nos motoristas de táxi do aeroporto internacional Eduardo Gomes que, segundo o gerente da Rádio Táxi Manaus Kaká Oliveira, a Infraero nunca permitiu que as empresas de táxi fizesse qualquer tipo de propaganda nas dependências do aeroporto.

“Se você, ver, no desembarque, tem uma placa de táxi, que nós mandamos fazer ‘na marra!’, não têm autorização -, pra tentar combater Uber. Nós não somos contra o Uber! Nós sabemos que 80% das pessoas que trabalham no Uber    .. são “bico, 20% são pessoas que realmente precisam”! Nós só queremos direitos iguais!”


A categoria reclama também a falta de fiscalização aos espaços ocupados pelo Uber que param e estacionam em qualquer lugar sem punição de multas. O que não ocorre para eles.

“Na prática, não ta acontecendo isso! O que tá acontecendo na prática é que eles estão fazendo ponto! No nosso ponto! Nós estamos aqui na 3ª geração! Minha família veio desde o aeroporto de Ponta Pelada e nunca tivemos esse apoio da Infraero!”

As corridas de táxi com destino ao aeroporto tem valores diferenciados a partir de R$ 42 reais a mínima e máxima de R$ 75, o que torna uma concorrência ainda mais difícil com o Uber. O gerente da Vítor Táxi, Rogério Lira, que também atua no local, explica como hoje está funcionando a disputa por passageiros.

“Nós só dependemos do aeroporto. Nossos carros são pretos. Só fazemos corrida aqui no aeroporto e a nossa despesa é muito alta então, o Uber, invadiu! Ele pega em cima, embaixo, não tem problema nenhum. E nós só dependemos daqui“

Os taxistas legalmente instalados no local, que, além de pagar impostos, também são obrigados a ratear os valores dos altos custos dos uso das instalações, produziram um vídeo para mostrar que a propaganda do aplicativo tem o apoio da Infraero. Confira:

A Infraero se defende: o órgão informou que o que foi implantado é apenas um indicativo de local, diferente dos utilizados pelos taxistas do aeroporto, com o objetivo de evitar conflitos entre as categorias, onde os passageiros que optam por transportes de aplicativos apenas utilizam para embarque ou desembarque. E para ter essa sinalização indicada, a empresa do aplicativo acertou contrato com a Codemp, empresa de publicidade que atua no aeroporto de Manaus. Informou, ainda, que não se envolve nos contratos firmados pela empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *