Inscrições abertas para programa de residência em Medicina de Família e Comunidade

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) abriu seleção para 19 alunos no primeiro ano do programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. O curso terá duração de dois anos. Além de médicos, podem participar do processo seletivo os estudantes que estiverem no último semestre de Medicina e que tiverem a conclusão do curso prevista para até, no máximo, 28 de fevereiro de 2017.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do endereçowww.cermam.com.br, até às 23h59 do dia 04 de novembro.

O participante que possui o Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab) e o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade/Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC) deverá indicar, no ato da inscrição, que fará uso da pontuação adicional, devendo apresentar o certificado de conclusão ou a declaração de previsão de conclusão do Programa.

O candidato brasileiro que concluiu a graduação no exterior ou o estrangeiro que concluiu a graduação no Brasil ou no exterior deverão consultar as Resoluções 1831 de 24/01/2008 e 1832 de 25/02/2008, do Conselho Federal de Medicina, antes de proceder à inscrição. No caso de aprovação, a matrícula estará condicionada à apresentação de todos os documentos exigidos nestas Resoluções.

O certame terá três etapas: prova escrita, prova de habilidades e análise de currículo. A primeira será realizada no dia 27 de novembro e vale 50% da nota final. Terá caráter eliminatório e classificatório, com questões objetivas de múltipla escolha e um total de 100 questões específicas. A segunda, que acontece no dia 11 de dezembro e vale 40% da nota final, terá conteúdo das áreas de clínica médica, cirurgia geral, obstetrícia e ginecologia, pediatria e medicina preventiva e social. A terceira etapa, correspondendo a 10% da nota final, é avaliação de currículo dos candidatos que tiverem alcançado no mínimo 50% de acerto na 1ª etapa.

A divulgação do resultado está prevista para o dia 26 de dezembro. A classificação final irá obedecer à ordem decrescente do número de pontos obtidos na nota final dos classificados. Em caso de empate de classificação em qualquer uma das etapas, o desempate irá considerar, sucessivamente, a maior nota na prova teórica, a maior nota na análise de currículo e a maior idade.

O início do ano letivo do programa está previsto para o primeiro dia útil de março de 2017, como determina a Resolução CNRM Nº 2, de 01/09/2011. Para as vagas oriundas de desistências, o início está previsto para o dia 31 de março.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *