Iniciativas na graduação estimulam o empreendedorismo em Manaus

O Brasil faz parte do ranking dos países que mais empreendem no mundo. O sonho de possuir um negócio próprio chega a ser considerado maior do que o de desenvolver uma carreira em uma empresa privada ou pública, indicando que a sociedade brasileira enxerga na alternativa do empreendedorismo a melhor e mais compensadora forma de atuação profissional. Em Manaus, iniciativas na graduação estimulam o espírito empreendedor da população.

Um exemplo nesse sentido vem da Faculdade Santa Teresa (FST), instituição de ensino superior que opera há quase cinco anos em Manaus e que tem, no estímulo ao empreendedorismo, uma de suas principais vertentes. A FST possui um Núcleo de Empreendedorismo e Inovação, que se configura como um desdobramento de sua política de desenvolvimento econômico e responsabilidade social.

“O Núcleo foi criado tendo como um dos seus pilares a capacitação dos estudantes e orientação profissional, seja para desenvolverem seus próprios negócios ou se destacarem em empresas”, informa a coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Santa Teresa, professora Joziane Mendes.

Ela explica que a educação empreendedora é fundamental para trazer conhecimento e orientações sobre temas que compõem a rotina de empresários e que são de utilidade pública a todo empreendedor que pretende manter um negócio com rentabilidade e contribuição social para o país. “Iniciativas assim precisam ser ampliadas e alcançar escolas de ensino fundamental e médio, envolvendo alunos desde a primeira infância”, avalia.

Além do Núcleo, entre as iniciativas da Faculdade Santa Teresa estão as parcerias com organizações, ações de atendimento à comunidade, cursos e, principalmente, promoção de eventos, como a Exposição de Empreendedorismo e Startups. A terceira edição desse evento reunirá especialistas do setor e deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano.

“Além disso, a educação continuada se dá também através da produção de conteúdo dos professores, coordenadores e alunos de cursos de graduação, que possuem qualificações e experiências práticas nos temas. Com essa iniciativa, busca-se estimular um diálogo multidisciplinar sobre o empreendedorismo na instituição “, destacou Joziane Mendes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *