Informação sobre troca de Valeixo revela clima no Planalto e gera nova tensão entre Moro e Bolsonaro

Oministro da Justiça e Segurança Pública; Sergio Moro; divulga o resultado dos trabalhos do governo federal e dos governos estaduais na coleta de perfis genéticos de criminosos para inserção no Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG).

O presidente Jair Bolsonaro informou nesta quinta-feira (23) ao ministro da Justiça, Sergio Moro, que deverá trocar o comando da Polícia Federal (PF), como vem sendo divulgado há  meses por vários veículos de imprensa. No meio político em Brasília, a informação era uma questão de tempo.

A informação, que era esperada por aliados de Moro,, circulou pela manhã e não surpreendeu.

Após ser informado, o ministro se manifestou perplexo, já que Maurício Valeixo é considerado é nome de confiança dele, profissional respeitado e braço  direito de Moro.

Presidente e ministro já teriam conversado e Bolsonaro não apresentou nenhuma justificativa para a troca, que Moro não aceita. Ao ser informado pelo presidente, Moro resistiu à troca e chegou a dizer que seria muito ruim para ele e para o Ministério da Justiça.

Para aliados de Moro, uma intervenção de Bolsonaro na principal corporação de investigação do país e a troca de Valeixo enfraquecem o ministro, já desgastado pelos insistentes comentários sobre o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *