15/07/13 – Um incêndio de grandes proporções, no prédio da Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru, pode ter destruído cerca de 700 toneladas de juta.
Pela manhã, por telefone, ainda transtornada, a presidente da cooperativa, Eliana Medeiros, explicou que o incêndio foi resultado de um curto circuito, durante o temporal da noite de domingo (14).
“Durante a chuva, o vento era muito forte e causou um curto circuito na fiação de um dos galpões. O fogo acabou se propagou para um galpão grande de armazenagem”, disse.
Como a fibra seca é um material de fácil combustão, o Corpo de Bombeiros teve dificuldades para controlar o as chamas e os galpões foram destruídos.
Ainda pela manhã, uma equipe da Agência de Fomento do Amazonas (AFEAM) esteve no local para avaliar os prejuízos.
O prejuízo da Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru, que reúne 427 cooperados, ainda está sendo avaliado e, o pior, é que nem o prédio nem a produção de juta estavam segurados.
“As seguradoras se recusam a segurar o produto, justamente devido aos riscos, que são grandes. Trabalhamos há 49 anos com a fibra e, infelizmente, isso aconteceu.”
Por volta das 10h, apesar de parte do material ainda estar pegando fogo, Eliana Medeiros tinha esperanças de salvar parte da produção, que já estava prensada para comercialização.
