14/08/13 – As demandas de advogados, estagiários e de qualquer cidadão ou membros dos poderes executivo, legislativo, judiciário, forças policiais e militares, com sugestões, elogios, críticas, reclamações e denúncias sobre os serviços dos órgãos vinculados à Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Amazonas (OAB/Am) e sobre as ações da entidade, em cumprimento às finalidades estatutárias passam a ser recebidas, a partir desta quinta-feira (15), em novo espaço, na sede da Ordem, na avenida Umberto Calderaro Filho, nº 2000, bairro Adrianópolis. O atendimento ao público será de 9h às 12h, e das 14h às 19h, de segunda-feira à sexta-feira.
De acordo com o presidente da OAB/AM, Alberto Simonetti Neto, a Seccional amazonense foi a primeira do Brasil a se integrar ao sistema de Ouvidoria do Conselho Federal da Ordem, no fim do ano passado. Com a inauguração do escritório, a entidade conclui a estruturação do setor. A sala da Ouvidoria receberá a equipe composta por 20 ouvidores auxiliares, que já estão atuando sob a coordenação do Ouvidor-geral, Glen Wilde Freitas.
Além de procurar atendimento na sede da OAB, Wilde explica que os contatos com a Ouvidoria podem ser feitos, também, pelo telefone 9152-2668, que funciona 24h, por meio do e-mail [email protected] ou, ainda, pelo site http://www.oabam.org.br. Na página institucional da OAB na Internet, basta clicar no link ‘Ouvidoria’, preencher os campos ‘nome’, ‘e-mail’, ‘assunto’ e enviar a ‘mensagem’.
Glen Wilde explica que a Ouvidoria tem a missão de contribuir com o aperfeiçoamento das atividades da OAB/AM e com o fortalecimento das políticas institucionais, consolidadas na transparência e na eficácia dos serviços prestados ao advogado e à sociedade. É o elo democrático de ligação entre a categoria, a comunidade e a OAB.
O ouvidor-geral destaca que o papel do setor é, também, fiscalizar o bom funcionamento da OAB. “Nossa função é encaminhar as demandas que chegam à Ouvidoria, para os setores responsáveis e acompanhar o encaminhamento que foi dado à solicitação. Desta forma, estamos contribuindo, também, para a eficiência do órgão, perante as demandas sociais ou da categoria”, ressalta.
A equipe da Ouvidoria-geral conta, ao todo, com 20 ouvidores assistentes, que atuarão no triênio 2013-2015, sob a coordenação do ouvidor-geral, com apoio do ouvidor-geral adjunto, Mário dos Santos Ferreira Júnior.