Importância de pensar a bioeconomia a partir do potencial da biodiversidade da Amazônia é discutida em reunião do conselho de administração da ABio

A criação do plano estratégico institucional voltado para o desenvolvimento econômico, redução de desigualdades sociais e conservação ambiental da região amazônica foi um dos assuntos discutidos na pauta da última segunda-feira (15/07), durante a reunião do Conselho de Administração (CAD) da Aliança para a Bioeconomia da Amazônia (ABio). Os membros estiveram reunidos na Reitoria do Conselho  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), em Manaus-AM.

Durante a elaboração do plano estratégico, ressaltou-se a importância de pensar a bioeconomia a partir do potencial social e econômico da biodiversidade da Amazônia, tanto no manejo quanto no cultivo, para desempenhar função de destaque no desenvolvimento integrado da região.

Além do Ifam, participaram da reunião representantes das seguintes instituições: Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Instituto Leônidas & Maria Deane (Fiocruz Amazônia), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Rede Amazônia em Prol do Empreendedorismo e da Inovação (Rami), Universidade Nilton Lins, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (Certi da Amazônia).

Criação e finalidades da ABio

Instituída em 04 de outubro de 2018, a ABio é uma pessoa jurídica de direito privado, na forma de associação civil de fins não lucrativos. A Aliança tem a participação direta de profissionais de diversas formações e atuações comprometidos com o desenvolvimento de uma nova economia para a Amazônia.

Uma das finalidades da Abio é estimular a Bioeconomia na Amazônia, por meio de um conjunto de ações e projetos que priorizam os arranjos produtivos locais com foco na sustentabilidade e preservação da Amazônia.

META 2.png META 3.png META 4.png META 7.png META 8.png META 9.png META 11.png META 12.png META 13.png META 17.png ODS.png

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *