Implurb avalia andamento de projetos de revitalização no centro histórico de Manaus

O novo diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Claudio Guenka, pretende não só dar continuidade aos projetos de revitalização no centro histórico da cidade, iniciados pelo antecessor dele, Roberto Moita, como vai dar prioridade a esses projetos durante a gestão dele no instituto.

Numa primeira visita ao centro histórico da capital amazonense, na última sexta-feira (20), Claudio Guenka visitou as obras de revitalização no Porto de Manaus e no entorno da Avenida Eduardo Ribeiro.

De acordo com o presidente do Implurb, a Praça da Matriz é a maior obra em andamento na área do centro histórico de Manaus, realizada pela Prefeitura, com projeto do Implurb, aprovação pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Com a obra concluída, a cidade ganhará um bonito e arborizado Largo da Matriz, onde serão destaques, além do espaço, o Relógio Municipal e o Obelisco, com a abertura de novos passeios públicos.

Claudio Guenka destaca ainda o  projeto da Praça Tenreiro Aranha, que teve o traçado original restaurado para como era na década de 1920, com a recriação de parte dos jardins, abertura da via central,  e também a transposição do Pavilhão Universal para a Praça Adalberto Valle, que passará por licitação. Composto de dois canteiros triangulares, o espaço, mais arborizado, contará com o plantio de espécies tropicais, enquanto o outro lado terá o desenho dos antigos jardins resgatados na paginação de pedras portuguesas brancas e pretas, com árvores no perímetro.

As ruas laterais serão resgatadas com paralelepípedos e a pavimentação será com peças pré-moldadas de concreto.

Conectada à Praça Tenreiro Aranha, a Praça Adalberto Valle está num ponto de grande visibilidade, inclusive para o rio Negro, e ganhará o Pavilhão restaurado no futuro, com entorno contendo jardins baixos e bancos. Na via lateral será feito o resgate de pavimentação e paralelepípedos. Uma nova via será criada do lado Oeste da praça para o resgate do fluxo de trânsito como nos anos 20.

Todas praças serão adequadas às normas de acessibilidade, instalações de novos sistemas de iluminação pública, sinalização, mobiliário urbano e paisagismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *