Iluminados em azul, Ponte Rio Negro e Teatro Am lembram Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, nesta terça (02/04)

01/04/13 – A Ponte Rio Negro será o palco do Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, em Manaus. A cerimônia, que acontece nesta terça-feira (02/04), tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a síndrome, que, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge cerca de dois milhões de pessoas no brasil.

A partir das sete da noite, as luzes da ponte ficarão na cor azul, alusiva à campanha em várias cidades do planeta.

O autismo é uma disfunção global que altera a capacidade de comunicação do indivíduo de estabelecer relacionamentos e sociabilização. Nas crianças, o transtorno se manifesta antes dos três anos de idade, e é mais comum em meninos que em meninas.

A diretora de eventos do movimento Unidos Pelo Autismo (UOA), Salvia Belotta, ressalta o efeito das campanhas de conscientização na capital e destaca outra conquista do UPA: o acesso ao exame preventivo do autismo, uma iniciativa que terá o apoio do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CRM-AM).

A programação pelo Dia Mundial de conscientização do autismo, vai se estender às escolas da rede pública de ensino da capital, que também serão iluminadas na cor azul, a exemplo de outros prédios, como Teatro Amazonas, outro ícone da celebração da data.

Por todo o planeta, diversos monumentos vão receber a iluminação na cor azul em razão do “Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Pelo lado do Governo do Estado, a ação será coordenada pela presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Amazonas, Nejmi Aziz, que convoca a população para vestir azul e participar do ato solene na ponte Rio Negro, a partir das seis da tarde.

O evento vai contar com a presença de instituições e movimentos sociais ligados à causa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *