A modalidade de Ensino Médio da rede pública estadual de educação do Amazonas cresceu e alcançou a média nacional de 3,5 pontos nas avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, SeDuc-AM(, isso significa que, em relação ao Ideb de 2017, houve um crescimento em números absolutos no rendimento dos estudantes avaliados em 2019.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (psc), destacou que o avanço é resultado dos esforços do governo na área da educação. Os dados, divulgados nessa terça-feira (15/09) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontam, também, que o Ensino Fundamental da rede manteve suas pontuações, não registrando decréscimos, alcançado as metas nacionais previstas.

Ao alcançar os 3,5 pontos no Ensino Médio, a rede pública estadual se posiciona no ranking entre os 12 melhores desempenhos do Brasil. O feito mostra um crescimento de 5,9% com relação ao último Ideb, de 2017. O crescimento interrompe ainda a queda nos índices dessa fase de ensino. Em 2015, o Amazonas alcançou 3,5 pontos, caindo para 3,3 na avaliação seguinte.

De acordo com o secretário de Estado de Educação em exercício, Luis Fabian Barbosa, os resultados do Ensino Médio colocam a rede estadual de ensino novamente em sua melhor posição já registrada durante todo o período de avaliação. Desde 2005, somente em 2015 a Secretaria de Educação alcançou os 3,5 pontos.

“Tivemos um avanço na educação que, neste momento, não pode retroceder. É importante que continuemos priorizando ações pedagógicas com foco em resultados que elevem não só os índices mas que façam diferença no processo de ensino e aprendizagem dos nossos estudantes”, destaca Luis Fabian.

 

Ensino Fundamental – Na modalidade de Ensino Fundamental, o Amazonas superou as metas nacionais colocadas pela avaliação, que acontece a cada dois anos.

 

Nos Anos Iniciais, a rede superou em 0,6 a meta de 5,2 definida pelo Ministério da Educação (MEC) para 2019, ao alcançar o resultado de 5,8 pontos. Com o resultado, a rede estadual também já superou a meta de 5,5 definida para o Ideb de 2021.

 

A manutenção do índice, que é idêntico ao da edição passada, rendeu ao Amazonas o 9º melhor resultado nacional entre as 27 unidades federativas do país.

 

Já nos Anos Finais, a rede estadual também superou a meta em 0,2, mantendo  a marca de 4,6 pontos e garantindo o  5º melhor resultado no ranking nacional.

 

Resultados – O crescimento da rede no Ensino Médio e a manutenção dos índices no Ensino Fundamental surgem após um período de mudanças contínuas na gestão da educação. Em um pouco mais de dois anos, a Secretaria de Educação teve oito diferentes secretários.

 

Os anos de 2018 e 2019 foram marcados por duas greves da categoria de profissionais da educação. A primeira, em 2018, durou 15 dias letivos. Em 2019, foram 45 dias letivos com escolas fechadas.

 

Ideb – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador criado pelo Governo Federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas do país. A última edição, realizada em 2017, declarou a nota do Brasil como sendo 5,8 nos anos iniciais, 4,7 nos anos finais e 3,8 no Ensino Médio.

 

 

FOTO: Arthur Castro/Secom