Criar um centro especializado em cirurgia buco-maxilo facial e de coluna. É meta do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, para os próximos anos. A unidade da Secretaria Estadual da Saúde (Susam), está completando 30 anos de funcionamento, neste sábado (02).
De acordo com o diretor do HPS 28 de Agosto, Paulo Mendonça, o hospital também está se preparando para realizar cirurgias vasculares, como procedimentos de angioplastia e cateterismo.
A unidade, hoje, é referência no atendimento a traumas ortopédicos, urologia de emergência, principalmente para tratamento de cálculo renal e de vítimas com queimaduras. No hospital, funciona o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), que é uma referência na Região Norte, neste tipo de atendimento.
Inaugurado em 1986, o HPS 28 de Agosto recebe, aproximadamente, 19 mil pacientes por mês. Localizado em uma das principais avenidas de Manaus, Mário Ypiranga Monteiro, no bairro de Adrianópolis, é o pronto-socorro mais antigo da capital amazonense.
Em 2010, o HPS 28 de Agosto foi ampliado, passando a ocupar uma área de 10 mil metros quadrados e com sete pavimentos. O hospital conta com 376 leitos, distribuídos para atender pacientes de ortopedia, clínica médica, UTI, cirurgia, emergência, vascular, urologia, nefrologia e oftalmologia. O hospital oferece exames de raio-x, tomografia, ultrassonografia, eletrocardiograma e ecocardiograma.
O nome 28 de Agosto foi escolhido em homenagem à data de anistia de presos políticos brasileiros na época da Ditadura, dentre eles, o ex-governador, Gilberto Mestrinho, falecido em 2009.

