H1N1: prefeitura realiza mais de mil atendimentos em 10 Unidades de Saúde nessa segunda-feira

Para assegurar o atendimento de casos suspeitos e/ou dispensação de medicação antiviral para tratamento de pessoas contaminadas pelo vírus H1N1 no período de Carnaval, 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Prefeitura de Manaus funcionaram nesta segunda-feira gorda de Carnaval, 4/3, ponto facultativo no serviço público municipal, entre as 8h e às 17h. Ao todo, foram realizados 1.310 atendimentos, sendo a maior procura pelo antiviral Tamiflu, prescrito para os casos de Síndrome gripal que possuem indicação para uso do medicamento, vacinas em geral e consultas médicas.

Nas 10 UBSs, aproximadamente 150 servidores acolheram e atenderam os usuários, encaminhando para os serviços necessários. “Nossos servidores estão engajados nessa luta. Por orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto, toda a rede de saúde do município está preparada para atender aos casos de gripes”, assegurou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi que, durante todo o dia acompanhou os atendimentos.

O funcionamento das UBSs nos dois dias de ponto facultativo – na quarta-feira, 6/3, também haverá atendimentos nessas 10 UBSs, entre as 12h e às 17h – considerou  a realização de vários eventos reunindo grandes aglomerações de pessoas no Carnaval, que são situações propícias à transmissão da gripe Influenza A, provocada pelo vírus. “A preocupação da prefeitura é no sentido de não deixar que a população fique sem assistência em caso de suspeita de alguma Síndrome Gripal nesse período”, destacou Magaldi.

Nesta terça-feira (5/3), a UBS Dr. José Rayol dos Santos está funcionando desde as 8h até às 12h para atendimento antirrábico humano.

Durante todo o dia foram aplicadas 259 vacinas diversas, realizados 30 curativos, dispensados 612 cápsulas do antiviral Tamiflu, dispensados 214 medicamentos de demais receitas, realizados 118 atendimentos em clínica médica e 61 de enfermagem, cinco inalações e 11 aferições de pressão arterial.

 

Cuidados

Como principais formas de prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) recomenda a higienização frequente das mãos antes de tocar em mucosas (olhos, boca e nariz) e, ao espirrar, o uso de lenços de papel (descartáveis) para proteger boca e nariz; uso de álcool em gel; que indivíduos doentes mantenham repouso, alimentação balanceada e ingestão de líquidos adequada, evitando contato com outras pessoas em ambientes fechados e aglomerados; evitar a exposição de menores de cinco anos à chuva; manter ambientes bem ventilados; caso o indivíduo apresente febre, tosse, dor de garganta, falta de ar ou qualquer outro sintoma associado, que procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa para ser avaliado por um médico.

 

Unidades que irão funcionar na quarta-feira (6/3), das 12h às 17h  

 

ZONA LESTE

 

UBS Dr. José Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, S. José II

 

UBS Maria Leonor Brilhante – Av. Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves

 

UBS Alfredo Campos – Rua André Araújo, s/nº, Zumbi II.

 

 

ZONA NORTE

 

UBS Áugias Gadelha –  Rua A, nº15, Cidade Nova I

 

UBS Balbina Mestrinho – Rua 17, nº 170, Cidade Nova

 

UBS Major Sálvio Belota – Ruas das Samambaias, nº 786, Santa Etelvina

 

 

ZONA SUL

 

UBS José Rayol Dos Santos – Av. Constantino Nery, s/nº, Chapada

 

UBS Morro da Liberdade – R. São Benedito, s/nº, Morro da Liberdade

 

ZONA OESTE

 

UBS Deodato de Miranda Leão – Av. Presidente Dutra, s/nº, Glória

 

UBS Leonor de Freitas – Av. Brasil, s/nº, Compensa II

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *