Amazonas será beneficiado com recurso federal para combate ao Aedes aegipty

ab68edengue

O Brasil vai dispor de mais de R$ 500 milhões para intensificar as ações e medidas de vigilância, prevenção e controle da dengue, chikungunya e Zika vírus nos municípios do país. Municípios do Amazonas também serão beneficiados.

O   recurso foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff, nesta sexta-feira, em Brasília. De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, além deste valor, mais R$ 600 milhões vão ser destinados à Assistência Financeira Complementar da União para os Agentes de Combate às Endemias.

“Não faltarão recursos para combater o Aedes aegypti, a dengue, a chikungunya e principalmente, o vírus Zika. É importante para todos os municípios do Brasil, para fazerem os seus trabalhos de vigilância em saúde que inclui, principalmente, o combate ao Aedes aegypti para evitar a transmissão da dengue, da chikungunya e da Zika.“

Uma das principais armas para o combate ao Aedes Aegypti é a mobilização de todo o país. Para isso, o ministro Marcelo Castro orienta que os cuidados devem ser redobrados nesta época do ano, já que é nesse período de calor e umidade que  as condições de reprodução são mais favoráveis

“O que é que a gente tem que fazer? Tem que botar uma tela nesses criadouros, tem que tampar esses criadouros para o mosquito não entrar, fazer uma faxina geral nas casas para não deixar nenhum criadouro para que esse mosquito possa nascer, esse mosquito tão perigoso.”

Em 2015, mais de um bilhão e 200 milhões de reais foram destinados, pelo Ministério da Saúde, para o combate ao mosquito. Além desse montante, outros 23 milhões foram utilizados para a compra de inseticidas e larvicidas. Para mais informações, acesse o site do Ministério da Saúde. O endereço é:www.saude.gov.br/combateaedes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *