Governadores da Amazônia se reúnem em Manaus, para discutir Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Saúde e Educação

logo-forum-dos-governadores-evento-advb-rio-de-janeiro-rj1
Chefes dos executivos dos Estados da Amazônia se reúnem, nesta sexta-feira (24), na capital do Amazonas, no 11º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. No evento, que acontece no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona Centro-Sul de Manaus, os governadores vão discutir temas comuns aos Estados amazônicos nas áreas ambiental, tributária, de desenvolvimento econômico, saúde e educação.

Participam do evento, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o ministro chefe de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.

A abertura do evento será às 9h, com a palavra do governador do Amazonas, José Melo, e dos demais chefes de executivos e do ministro Mangabeira Unger. Estão confirmadas as presenças dos governadores do Acre, Sebastião Viana; do Maranhão, Flávio Dino; do Mato Grosso, Pedro Taques; do Pará, Simão Jatene; de Rondônia, Confúcio Moura; de Tocantins, Marcelo Miranda; a governadora de Roraima, Suely Campos, e o vice-governador do Amapá, Papaléo Paes.

Também participam do Fórum, a presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Maria Lúcia de Oliveira Falcón, e senadores e deputados estaduais e federais.

A agenda de discussões foi definida pelos governadores e secretários estaduais de Meio Ambiente, Fazenda, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Saúde e Educação. Entre os temas a serem discutidos estão entraves logísticos, acesso a novos financiamentos, iniciativas potencialmente produtivas na região e pacto federativo. Na área de Meio Ambiente, serão discutidas estratégias ambientais para redução de emissões de gases de efeito estufa e degradação florestal e assinado o marco regulatório do REED (Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal).

A programação do 11º Fórum de Governadores da Amazônia Legal segue até às 15h30, com a assinatura da Carta de Manaus, documento com propostas e encaminhamentos para os temas discutidos e que será compartilhado entre os Estados da região e o Governo Federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *