Gestantes são as que menos procuram as UBS’s para vacinação contra o vírus da gripe H1N1

A campanha vai até o dia 20 de março,  mas apenas 50% da meta foi atingida para este público em Manaus.

A universitária Larissa Iorrana de 19 anos, está gravida de 7 meses do primeiro filho. Ela não sabe, mas faz parte de um seleto grupo de grávidas que já tomou a vacina contra o vírus H1N1. A vacina está disponível em vários postos e unidades básicas de saúde da capital, mas apesar da disponibilidade, apenas a metade da meta para esse grupo, foi atingida.

Segundo a coordenação da campanha de vacinação trivalente, o grupo de mulheres grávidas é o mais complexo para se atingir a meta e também é o que correm mais perigo. A meta da secretaria municipal de saúde é vacinar 32 mil grávidas em Manaus até o dia 20 de maio, mas até agora, apenas a metade disso recebeu a vacina.

Em relação a meta de todos os grupos a serem vacinados, totaliza 396 mil pessoas.

Manaus recebeu 100% das doses da vacina.

Devem receber a vacina crianças na faixa etária entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias; gestantes em qualquer idade gestacional; mulheres no puerpério (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde (excluindo os da área administrativa); indígenas que moram em aldeias, assistidos pelos órgãos competentes; idosos com 60 anos ou mais; adolescentes e jovens de 12 a 18 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; e as pessoas com doenças crônicas associadas com comorbidades, que devem apresentar a carteira do programa ou laudo médico, os demais devem apresentar a identidade e as crianças a carteira de vacinação.

No caso de pessoas acamadas, dentro do grupo prioritário, a Semsa irá disponibilizar a imunização na residência. O agendamento pode ser feito pelo telefone 0800-280-8280 até o dia 20 de maio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *