Gestantes deixam de procurar postos e vacinação contra a gripe fica abaixo do esperado

24/04/13 – A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (26) e o número de gestantes vacinadas está abaixo do esperado. Uma preocupação para as autoridades da saúde.

As gestantes integram o chamado grupo prioritário, que deve se vacinar, para garantir imunidade. De acordo com o Ministério da Saúde, além das gestantes, devem se vacinar idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, e pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados.

A diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), Angélica Tavares, afirma que o desafio é buscar gestantes para serem vacinadas.

“O grupo de gestantes é o que tem menor cobertura. Identificamos que elas ficam com receio de serem imunizadas, por isso, estamos indo às maternidades e unidades de saúde e orientando, explicando que a vacina não oferece nehnum risco. Pelo contrário. Como elas podem ficar com o sistema imunológico debilitado, durante a gestação, devem se vacinar para ficarem protegidas contra a gripe.”

Segundo a diretora, até o momento, 52% da população de gestantes foi vacinada em Manaus. Sobre os outros grupos prioritários, Angélica Tavares, disse que o serviço está dentro do esperado.

“Estamos bem em relação aos idosos, indígenas, as mulheres em pós-parto, e estamos também identificando como está a situação para os trabalhadores da saúde e para as crianças.”

Em Manaus, mais de 870 postos de vacinação estão a disposição da população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *