Fundação Alfredo da Mata intensifica campanha de combate às hepatites virais

A expectativa, durante a ação, é atender mais de duas mil pessoas.

naom_577f8deb0f012

A campanha de Combate às Hepatites Virais tem à frente a Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, vinculada à Fundação de Medicina Tropical, e é realizada em parceria com as secretarias municipais de saúde, com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e entidades que atuam no setor.

O objetivo da campanha é reforçar os alertas para a prevenção e diagnóstico precoce dasHepatites Virais. O Amazonas registrou entre os anos de 2001 e 2015 mais de 14 mil casos da doença.

A campanha encerra dia 29 deste mês e se estende a todos os 62 municípios do Amazonas, onde estão sendo intensificadas as ações de prevenção à doença. Serão ofertados mais de 80 mil testes rápidos para Hepatite B e para o tipo C da doença, nos serviços de saúde e nas instituições parceiras, na capital e no interior. Serão distribuídos 600 mil preservativos masculinos e mais de 200 mil folders informativos sobre a doença.

De acordo com o gerente de DST, da Fundação Alfredo da Mata, Carlos Alberto Barros, a unidade já faz esse atendimento a população, diariamente, com atendimento de até 400 pessoas.

O teste, como o próprio nome diz, é rápido, sai na mesma hora e independente do resultado, positivo ou negativo para a doença, todos passam pelo acompanhamento com o psicólogo.

A partir desta terça-feira (12), até quinta (14), a programação da campanha também será desenvolvida em nove unidades prisionais da capital.

Segundo informações da Susam, as hepatites comprometem o fígado e podem ser causadas pelos vírus do tipo A, B, C, D e E. Os tipos considerados mais graves – B, C e D – podem ser transmitidos por meio da relação sexual desprotegida, transfusão de sangue e derivados contaminados, uso de drogas, compartilhamento de objetos como seringas, agulhas, escova de dentes e lâmina de barbear, pelo aleitamento materno e da mãe para o bebê durante o parto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *