Funcionamento do Terminal Pesqueiro é discutido entre prefeitura de Manaus e técnicos do Governo Federal

01/03/13 – O secretário municipal de Empreendedorismo e Abastecimento, Jefferson Praia, e representantes do Ministério da Pesca, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e do Serviço de Inspeção Federal, visitaram na manhã desta sexta-feira, dia 01, o Terminal Pesqueiro, localizado na Colônia Oliveira Machado, zona Sul.

Praia destacou que o objetivo foi avaliar a viabilidade do funcionamento e discutir a celebração de um convênio, onde a Prefeitura de Manaus possa desenvolver as atividades no terminal. Atualmente, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é o responsável pela administração do local.

A expectativa é que o terminal inicie as operações, mesmo de forma simples, até a Semana Santa. O espaço tem capacidade para armazenar 200 toneladas de pescado.

Segundo o diretor do departamento de pesca, Sebastião Saldanha, a análise dos projetos para o terminal deve orientar de que forma o repasse de verbas do governo federal para o setor vai acontecer.

O chefe do Serviço de Inspeção Federal no Amazonas, Daniel Bez, destacou que, para que o pescado possa ser vendido em território nacional, será necessária a aprovação e o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Além de equipamentos de frio, mesas de processamento, divisórias e cilindros, uma das necessidades do Terminal Pesqueiro é a aquisição de uma fábrica de gelo interna.

O Terminal Pesqueiro de Manaus foi concluído há mais de dois anos, mas nunca entrou em atividade. A obra, que custou R$ 20 milhões, chegou a ser embargada pela Justiça, por falta de definição sobre a posse do terreno.

Na administração anterior, o terminal seria repassado para o Ministério da Pesca e Aquicultura, mas o processo não foi concluído devido ao impasse.

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