Funcionamento do ‘castramóvel’ é aprovado pelo Conselho de Medicina Veterinária

O funcionamento doo primeiro castramóvel – unidade móvel de castração – foi aprovado Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV-AM) nessa quarta-feira (14). O equipamento foi adquirido com emendas parlamentares da deputada estadual conhecida como ‘protetora dos animais’, Joana Darc (PL). A unidade móvel de castração deve iniciar seu funcionamento nos próximos dias e terá capacidade diária de 35 cirurgias de esterilização de cães e gatos.

O castramóvel é destinado a auxiliar políticas públicas de controle de zoonoses por meio do controle populacional de cães e gatos e garantir acesso ao procedimento de esterilização cirúrgica com qualidade às pessoas necessitadas.

A deputada definiu o momento como um marco para a causa animal.

“Estamos fazendo história com esse castramóvel e construindo uma política pública de cuidado animal. Com esse castramóvel, iremos levar castração para os lugares mais longínquos desse estado, comunidades ribeirinhas, bairros, municípios. Tudo isso para levar bem-estar aos animais, que é a nossa bandeira de luta. Deixo aqui meu agradecimento e reconhecimento ao Conselho Regional de Medicina Veterinária pelo trabalho feito”, apontou a parlamentar.

O CRMV-AM informou que além do cuidado com os animais e uma medida de controle populacional, o castramóvel será responsável pela geração de emprego e renda à classe veterinária no Amazonas. “ É um avanço imensurável para a causa animal, para a saúde pública e até pra classe veterinária. Porque muitos lugares que o castramóvel vai chegar não tem veterinário e isso vai despertar na população a necessidade de um médico veterinário inserido nesse contexto”, afirmou Augusto Omena, vice-presidente do CRMV- AM.

Outros dois castramóveis, que também foram adquiridos com recursos viabilizados pela deputada serão destinados à Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

 

 

Foto: Matheus Ponce

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *