RÁDIO TIRADENTES | 89,7 MHz | AO VIVO

Fraternidade e Ecologia Integral é tema para reflexões durante a Campanha da Fraternidade de 2025

“Promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra”. Este é o objetivo geral da Campanha da Fraternidade 2025, cujo tema é “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), proposta pela Igreja Católica para reflexão e vivência em todo o Brasil. Para apresentar este momento importante que se inicia na quarta-feira de Cinzas e divulgar o que se pretende realizar, a Arquidiocese de Manaus realizou uma Coletiva de Imprensa na manhã do dia 27 de fevereiro, contando com a presença de alguns veículos de comunicação e transmitida pela fanpage da Rádio Rio Mar FM e Arquidiocese de Manaus.

Ao iniciar o momento explicativo da coletiva, o arcebispo de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner, destacou a importância em refletir sobre a Ecologia Integral no período da Campanha da Fraternidade. “Não é a primeira vez que a igreja no Brasil apresenta o meio ambiente como reflexão, discussão e oração para o tempo da quaresma. Este ano fraternidade e ecologia integral é uma retomada de muitos outros momentos em que viemos refletindo a questão do meio ambiente. Não apenas pela urgência dessa realidade, mas recordar que nós estamos celebrando os 10 anos da Laudato Si. E o texto-base é baseado na Laudato Si, como um caminho a ser percorrido”, disse Cardeal Leonardo Steiner aos jornalistas presentes.

“Eu penso que a campanha da fraternidade nos aponta a esperança, através da conversão ecológica para termos realmente outras atitudes, buscarmos nos reunir nas nossas comunidades, refletir e discutir a questão”, afirmou Dom Leonardo.

Em seguida, Ir. Rosanna Marchetti, da coordenação Arquidiocesana de Pastoral, explicou o que é Ecologia Integral e a importância de refletir o tema neste tempo quaresmal. “Fraternidade e Ecologia Integral é um tema muito importante e que a CNBB propôs para toda a igreja do Brasil vendo a situação da nossa casa comum, vendo todas as catástrofes ecológicas que aconteceram, a grande seca, as enchentes, todos os momentos que nos ajudam a refletir sobre quanto seja importante cuidar da nossa casa comum. Este forte convite de Papa Francisco a uma conversão ecológica é algo muito presente, muito apropriado para esta quaresma […] Nesse espírito do ano jubilar Peregrino de Esperança, nós cristão católicos que desejamos respeitar a terra mas não somente a terra porque o conceito de ecologia integral inclui a terra, a natureza e todo ser vivo, incluindo o ser humano homem e mulher. É algo que interpela a nossa fé. Tudo está interligado. Ser cristão significa viver este processo de conversão, atender ao grito da terra e dos pobres, atender a este apelo de Papa Francisco de uma conversão integral”, destacou Irmã Rosanna.

A Ecologia Integral como perspectiva pastoral

O bispo auxiliar de Manaus, Dom Zenildo Lima, em sua fala, afirmou que pelo conceito de ecologia integral, todas as campanhas tem um traço ecológico por se preocupar com a vida. “É a nona vez que a Igreja do Brasil vai abordar numa campanha da fraternidade a questão socioambiental. Mas de certo modo, a partir do conceito de ecologia integral, todas as campanhas da fraternidade têm um traço ecológico a medida em que se preocupa com a vida do ser humano […] A questão da ecologia integral, para nós, é sim também um problema religioso, uma questão de fé. O que está em ameaça é a glória de Deus, na medida em que a vida do que existe é ameaçada”, explicou.

Dom Zenildo também destacou que a Arquidiocese em suas assembleias pastorais sempre trouxe uma preocupação em cuidar da vida, de seus povos originários e do lugar onde vivemos. “Nós reconhecemos que este horizonte da casa comum, que enfim é o horizonte do Reino de Deus, é uma condição indispensável, para o nosso exercício de evangelização, de onde nós concluímos que seria fundamental, que primeiramente a questão da conversão ecológica. É muito importante que em todos os nossos processos (missionários, formativos, de solidificação das nossas comunidades, da celebração da fé), passem por esta perspectiva ecológica, por esta perspectiva socioambiental, da construção de uma espiritualidade ecológica, que é a espiritualidade cristã da igreja, de perceber com o olhar de Deus de que tudo é muito bom, toda a realidade criada é esse sinal da bondade de Deus”, explicou Dom Zenildo.

Ele apontou a necessidade que a Igreja de Manaus possui de articular o serviço pastoral não somente com ações pontuais em relação à questão sócio ambiental e permear toda ação evangelizadora na perspectiva do Reino de Deus enquanto horizonte da casa comum. “Guardar a casa comum é também o Ministério Eclesial. Muito concretamente, a partir da Assembleia Sinodal (2022), nós vamos, importante, organizar uma Comissão de Ecologia Integral. A gente tem percebido que, nas nossas comunidades, as iniciativas são numerosas, mas sentimos a necessidade de articular em rede essas iniciativas para que as nossas incidências sejam mais eficazes, sem abandonar a necessária questão de políticas, de construção, de participação de processos políticos que garantam a defesa salvaguarda do meio ambiente. E quando falamos de meio ambiente falamos da vida de tudo aquilo que existe, de tudo aquilo que Deus criou, inclusive vida de homens e mulheres. As iniciativas que já tivemos a parte da Assembleia Sinodal, começam a identificar os primeiros frutos na nossa igreja de Manaus”, detalhou Dom Zenildo.

Programação da CF 2025

Padre Geraldo Bendaham, da coordenação arquidiocesana de Pastoral, apresentou a programação de abertura e as atividades formativas que estão ocorrendo para levar a muitas comunidades a importância de viver esse período da quaresma com um propósito de conversão integral, pelo cuidado com a vida e com a casa onde todos habitam. “Já aconteceu uma formação para multiplicadores e continuam acontecendo formações nas comunidades, paróquias, setores, regiões episcopais e também as novenas nas famílias através dos mais de 5 mil livrinhos de novena da campanha da fraternidade adquiridos, que ajudarão na conscientização, na oração, para restabelecer novamente o amor à natureza”, pontuou Pe. Geraldo.

Sobre a abertura da Campanha da Fraternidade, Pe. Geraldo detalhou: “Na quarta-feira de cinza, nós damos início ao período da campanha da fraternidade em todo o Brasil. Aqui em Manaus, ocorrerá no dia 5 de março, e vamos iniciar às 7h30, na Catedral Metropolitana de Manaus, na Av. Sete de Setembro, e daí vamos iniciar uma caminhada que nós estamos chamando  ‘Caminhada Ecológica’. Vamos cantando, rezando e também refletindo sobre água, pois não saberemos se teremos água potável, trataremos da questão da indígena, moradia.  Chegaremos na igreja de Aparecida, onde faremos uma parada. A caminhada continua até o parque Rio Negro, na Orla do bairro São Raimundo e lá, às 9 horas, presidida por Dom Leonardo, ocorrerá solenemente a abertura da campanha da fraternidade. Todos são convidados a participar. Nós teremos alguns gestos de plantar mudas de árvores e vai ser muito bonito”, afirmou Pe. Geraldo.

Conheça o percurso da Caminhada Ecológica que faz parte da programação da abertura da CF 2025 em Manaus: https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1nfXAY61th6SLIdN33Nz_CvIgiiUUtcg&ll=-3.131555007132101%2C-60.02984365&z=16

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *